D. José Traquina apresentou documento pela celebração do aniversário da diocese

Foto Agência ECCLESIA/MC, D. José Traquina, bispo de Santarém

Santarém, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Santarém divulgou hoje as nomeações para o novo ano pastoral 2019/2020, nos 44 anos da criação da diocese e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, e convidou os fiéis para o lançamento do novo ano.

“Conto com a oração dos fiéis da diocese, a quem peço a melhor receção destas nomeações”, escreveu D. José Traquina no documento.

Nas nomeações para o novo ano pastoral 2019/2020, o bispo escolheu o padre Ricardo Conceição para coordenador do Comité Organizador Diocesano de Santarém para a Jornada Mundial da Juventude 2022, que se vai realizar em Lisboa, e como assistente espiritual do movimento juvenil Convívios Fraternos.

O padre Joaquim Ganhão foi nomeado para o Serviço pastoral do Santuário de Fátima, “em resposta ao pedido do bispo de Leiria-Fátima”, cardeal D. António Marto, mantendo os “ofícios para que está nomeado” na diocese escalabitana.

Para outros organismos diocesanos, por exemplo, D. José Traquina nomeou o padre Francisco Ruivo diretor da Pastoral Familiar e o padre João Rodrigues Moita para o Secretariado das Comunicações Sociais.

A Diocese de Santarém celebra hoje os 44 da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, vai ser lançado o novo ano pastoral e entregue a nova carta para movimento e institutos religiosos preparem os seus programas pastorais “em consonância com a proposta” da diocese.

“Iremos agradecer e assumir a responsabilidade pastoral da missão de toda a Igreja Diocesana”, escreveu D. José Traquina que convida as comunidades a participarem na Eucaristia, pelas 21h00, na Sé.

O bispo explica que “tendo a Catedral como símbolo da unidade da responsabilidade missionária e pastoral” vão agradecer o ano pastoral 2018-2019, o Ano Missionário especial que termina em outubro, e conhecer a “projeção para os anos seguintes até 2025, jubileu do Cinquentenário da Diocese de Santarém”.

LFS/CB/PR

Partilhar:
Share