Santa Sé: D. José Policarpo saúda novo cardeal português

Patriarca de Lisboa diz que próximo Consistório vai mostrar «vitalidade» da Igreja Católica em Portugal

Lisboa, 12 fev 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa deixou hoje uma saudação ao novo cardeal português, D. Manuel Monteiro de Castro, antecipando o Consistório que vai decorrer no Vaticano, no próximo dia 18.

“Quero deixar-lhe daqui uma saudação (…). É mais um elemento a mostrar a vitalidade da Igreja portuguesa e a nossa profunda união ao Santo Padre”, sublinha D. José Policarpo, numa videomensagem divulgada pela página do Patriarcado na Internet.

O site anuncia que o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa vai estar em Roma de 16 a 19 deste mês, para um programa que inclui o Consistório de criação de 22 novos cardeais e, na véspera, um encontro de todo o Colégio Cardinalício com o Papa sobre o tema ‘O anúncio do Evangelho hoje, entre missão ad gentes e nova evangelização’.

“Este Consistório, para nós, portugueses, tem um sabor especial, na medida em que um dos purpurados promovidos é um português, senhor D. Manuel Monteiro de Castro, homem com uma longa carreira de serviço à Igreja, sobretudo na carreira diplomática, como núncio apostólico, e ultimamente na Congregação [para os bispos] e como secretário do Colégio Cardinalício”, afirma.

O patriarca de Lisboa sublinha a importância do Consistório como “reunião dos cardeais” com o Papa, evocando a origem do Colégio Cardinalício, que começou incluir membros do clero de Roma, um grupo que “participa mais intimamente no governo da Igreja”.

D. José Policarpo admite que o número e a dispersão geográfica dos cardeais não permitem, na atualidade, que este tipo de encontros seja muito frequente, mas destaca que Bento XVI sempre criou novos membros deste colégio “durante um Consistório” e não como uma “atitude individual”.

“Agora praticamente só há consistórios quando há novos cardeais, mas são sempre precedidos – e desta vez também será – por um dia inteiro de encontro com o Santo Padre”, refere.

D. Manuel Monteiro de Castro, primeiro cardeal português em onze anos, vai juntar-se a D. José Policarpo como um dos 125 eleitores (cardeais com menos de 80 anos) do futuro Papa, situação destacada pelo próprio patriarca de Lisboa.

“Ficaremos três cardeais portugueses [o outro é D. José Saraiva Martins, que celebrou o seu 80.º aniversário em janeiro], mas só dois, por enquanto, ainda têm a idade de serem eleitores”, sublinha.

O cardeal-patriarca agradece a Deus por ter tido a oportunidade de participar no conclave para a eleição de Bento XVI, em abril de 2005, “uma das experiências mais densas de vida da Igreja”.

O futuro cardeal Manuel Monteiro de Castro, de 73 anos, nasceu em Prazins-Santa Eufémia, Guimarães; foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985.

Este responsável está na Cúria Romana desde julho de 2009, quando assumiu o cargo de secretário da Congregação para os Bispos, tendo sido posteriormente nomeado por Bento XVI como consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e secretário do Colégio Cardinalício, antes de, em janeiro, passar a ser o responsável máximo pela Penitenciaria Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana.

OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top