Portugal: Prémio Liberdade Religiosa 2011 vai ser entregue a investigador da Faculdade de Teologia

Lisboa, 13 fev 2012 (Ecclesia) – A Comissão da Liberdade Religiosa entrega hoje o ‘Prémio Liberdade Religiosa’ 2011 ao investigador Carlos Manuel Meneses Moreira, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, núcleo do Porto.

A cerimónia decorre no salão nobre do Ministério da Justiça (Praça do Comércio, Lisboa), a partir das 15h30.

O premiado nesta segunda edição do prémio, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, foi distinguido pela sua dissertação ‘Para uma legitimação cultural do ensino da religião’.

O júri refere que este é “um trabalho original, apresentando um importante contributo para uma avaliação do papel da religião na cultura do momento presente, muito bem articulada e com relevância não só nacional mas também a nível europeu”.

“Pela sua oportunidade o tema merece ser aprofundado de modo a ser objeto de ponderação pelo Governo Português e pela sociedade civil”, indica a justificação do prémio.

O galardão da instituição é atribuído a trabalhos na área da aplicação da liberdade religiosa em Portugal, com realce para as vertentes teológica, filosófica, jurídica, sociológica.

O prémio tem uma componente monetária, no valor de cinco mil euros, e uma componente de divulgação, assegurada pela publicação do trabalho vencedor.

A Comissão da Liberdade Religiosa, criada pelo Decreto-Lei 16/2001, de 22 de junho de 2001, procura assegurar a liberdade de todas as religiões legalmente reconhecidas em Portugal, numa base de neutralidade e igualdade.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top