Salesianos encerram celebração dos 150 anos da Fundação da Congregação

No dia 18 de Dezembro todos os membros renovarão a sua profissão religiosa

No próximo dia 18 de Dezembro a Congregação Salesiana viverá, através de uma celebração de profunda espiritualidade, o encerramento das celebrações dos 150 anos da sua fundação (1859-2009).

Neste dia recorda-se a constituição da Pia Sociedade Salesiana, tendo por fundadores o Pe. João Bosco, o Pe. Vitório Alasonatti e mais 16 jovens clérigos, um dos quais com apenas 15 anos. Na Acta de constituição é definida a finalidade: “promover e conservar o espírito de verdadeira caridade que se requer na obra dos Oratórios para a juventude abandonada e periclitante (…) e promover a glória de Deus e a salvação das almas, especialmente das mais necessitadas de instrução e de educação”.

O ponto alto desta celebração vai consistir na renovação da profissão religiosa de todos os salesianos aos quais, a pedido do Reitor-Mor Pe. Pascoal Chávez Villanueva, foi concedida indulgência plenária pela Penitenciaria Apostólica.

Na sua carta convocatória para este ano jubilar, datada de 24 de Junho de 2008, o IX sucessor de S. João Bosco convidou os salesianos a viverem este ano como “ano de graça”, recordando as suas origens, a sua identidade e o horizonte a alcançar. Para isso, ele mesmo propôs, além de outros momentos que cada Província achasse relevantes, uma caminha espiritual e pastoral com um itinerário de acontecimentos: peregrinação da urna de S. João Bosco por todas as Regiões do mundo onde está implantada a Congregação Salesiana; a recordação do 75º aniversário da canonização do Santo ocorrida a 1 de Abril de 1934; a recordação especial do dia 31 de Janeiro, dia da sua morte e início do ano jubilar e o dia 16 de Agosto dia do seu nascimento; o dia 24 de Junho dia do seu onomástico; o dia 24 de Maio, solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, de quem era grande devoto. Os salesianos foram também convidados a reler, meditar e rezar diariamente as próprias Constituições, “via de fidelidade ao carisma de S. João Bosco” e à vocação de cada salesiano.

Um dos acontecimentos mais mediáticos é, sem dúvida, a peregrinação da urna de Dom Bosco que terminará em 2015, ano da celebração do bicentenário do seu nascimento.

A nível da Província Portuguesa, este ano jubilar foi ainda assinalado com a representação da Peça teatral “João Bosco, rebelde sonhador” levada à cena pelo Teatro Experimental de Cascais em tournée por vários pontos do país durante os meses de Janeiro e Fevereiro.

Com estes actos celebrativos, e partindo do Capítulo Geral 26, os salesianos são chamados a tomar consciência da sua identidade de pessoas consagradas inspirando-se no programa de vida de Dom Bosco: “Dai-me almas e ficai com resto”. E, tendo sido a Congregação Salesiana fundada com jovens e para os jovens, os salesianos são convidados a recontar ou a narrar a história dos seus inícios aos jovens de hoje, dando-lhes o devido protagonismo na sua educação e intervenção cívica.

Pe. Alfredo Juvandes

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top