Salesianos: Desporto é escola de vida

Diogo Vieira ensina futebol a alunos entre os 4 e os 16 anos

Lisboa, 03 jun 2014 (Ecclesia) – Na Escola Salesiana de Santo António, no Estoril, a aposta no desporto é vista como parte fundamental da formação das crianças, adolescentes e jovens, uma educação para a vida onde se procuram transmitir valores cristãos e de cidadania.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, Diogo Vieira, professor de Educação Física e treinador de futebol na instituição, realça a importância de reforçar junto dos mais novos que “nem todos vão ser jogadores, mas todos vão ser homens, pais, todos serão alguém na vida e é isso que interessa mais”.

Atualmente a acompanhar alunos entre os 4 e os 16 anos, o docente tem uma visão privilegiada acerca do contributo que o desporto, e neste caso o desporto-rei, pode ter para o crescimento das crianças, em termos físicos e principalmente mentais.

“Ao longo do ano sente-se uma evolução brutal, porque eles começam a chegar ao treino de uma forma anárquica, veem-se ali no relvado, num espaço maior, e querem é correr, saltar, trepar as grades”, salienta o técnico.

Pouco a pouco, o que começou por ser uma simples “brincadeira” transforma-se num “momento organizado”, em que todos “já percebem que têm de chegar, de se sentar, têm que ouvir, têm o seu treino”.

 “É muito bom ver a evolução que eles têm”, sublinha Diogo Vieira, que destaca também o desafio que é ajudar os alunos a conciliarem “a parte académica com a desportiva”.

“Essa é uma das nossas batalhas, porque se queremos criar contextos de competição sérios temos também de orientá-los nesse sentido, que há um tempo para treinar, para se divertirem, para estudar”, sustenta.

Atualmente os Salesianos do Estoril têm um aluno da casa integrado numa das seleções jovens da Federação Portuguesa de Futebol.

O docente de 26 anos, antigo aluno salesiano, é também praticante federado de futsal e representa a instituição numa equipa que está inserida na 3.ª divisão nacional.

Apesar do “espírito de competição” que impera no futebol e em qualquer modalidade, no caso específico da Escola dos Salesianos, há que saber potenciar essa componente sem colocar em causa os valores católicos.

“Isso torna as coisas ainda muito mais interessantes e desafiadoras para nós, educadores”, conclui Diogo Vieira.

Ao longo desta semana, o programa ECCLESIA  (Antena 1, 22h45) vai ser dedicado ao desporto-rei, na antecâmara para o Mundial no Brasil que começa dia 12 de junho, e apresentar testemunhos que juntam “fé e futebol”.

SN/JCP

Partilhar:
Scroll to Top