Sacerdócio: É «fundamental» ligar a fé às obras, diz bispo do Algarve

Lisboa, 20 mar 2012 (Ecclesia) – O bispo do Algarve dirigiu-se esta segunda-feira ao clero diocesano pedindo uma “maior unidade de vida” entre o “ser” e o “agir” cristão, durante a celebração da solenidade de São José, no Seminário de Faro.

De acordo com o jornal “Folha do Domingo”, D. Manuel Quintas apontou como “fundamental” a ligação entre a fé e as obras, caminho que, no caso dos sacerdotes, é essencialmente construído através da “caridade pastoral”.

Numa mensagem endereçada também a todos os seminaristas da Diocese, o prelado desafiou os presentes a procurarem “aprender” com São José as “atitudes fundamentais” para o cumprimento da sua vocação e missão, junto das comunidades cristãs.

Tal como São José, o “patrono dos seminários”, cresceu na “obediência fiel” e na “escuta da Palavra”, todos aqueles que entregam a sua vida a Cristo devem dar prioridade à “interiorização” do Evangelho e ao desenvolvimento da fé.

Quem não for capaz de “fazer seu, o projeto de Deus”, quem não o “assumir” como algo decisivo para a sua realização pessoal, irá andar “sempre dividido”, avisou o bispo algarvio.

FD/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top