Lisboa: Católicos por uma sociedade «mais justa»

D. José Policarpo convida políticos, gestores e responsáveis empresariais para a sua próxima catequese

Lisboa, 20 mar 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa apelou hoje à participação dos católicos na construção de uma sociedade “mais justa e mais fraterna”, promovendo um “discernimento” da mesma em “coerência” com a sua fé.

D. José Policarpo deixou o pedido no lançamento da sua quinta catequese de Quaresma, marcada para domingo, para a qual convidou os que “têm uma responsabilidade particular na construção da sociedade”: políticos, gestores e responsáveis empresariais, detentores de cargos públicos, dirigentes de associações da sociedade civil.

“A Igreja conta convosco, Deus enviou-vos e a espera de vós um testemunho profético da novidade do Reino de Deus”, declara.

Para este responsável, não se concebe “um cristão que só considere a prática da sua fé na Igreja e nos atos religiosos e que desconheça que é chamado, em cada momento, a ser testemunha da verdade de Jesus Cristo no meio dos seus irmãos, com a ousadia de um profeta”.

Falando sobre o tema ‘A evangelização é discernimento da realidade à luz da fé’, o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) destacou que esta presença na sociedade é uma “dimensão crucial” na vida dos católicos.

“Eles estão na sociedade, em todas as circunstâncias, como cristãos”, observa, numa videomensagem disponibilizada pelo site do Patriarcado.

Em particular, o patriarca de Lisboa pede atenção aos “valores que estão sugeridos ou que estão comprometidos na própria evolução da sociedade”.

“Os cristãos devem ser na sociedade em que estão inseridos um desafio de qualidade, devem ter a ousadia daquilo que é difícil, mas que é melhor para o homem”, sublinha.

Para o presidente da CEP, esta atitude é “extraordinariamente importante” nos tempos atuais, “nos caminhos políticos”, na construção da paz e na economia, transformando “a igualdade em equidade”.

No texto de apresentação da catequese, D. José Policarpo assinala que “o cristão é membro da Igreja, Povo de Deus, mas é também membro da sociedade, na complexidade da sua realidade, que tem de perceber para a ela reagir em coerência com a luz da fé”.

Esta fé, acrescenta, “inspira uma visão do homem, da sua dignidade, das exigências do bem comum a toda a comunidade, da busca da verdade e da justiça, dos caminhos da paz”.

“Não se pode agir de acordo com a luz da fé apenas na Igreja ou nas associações católicas e ser indiferente ou neutro no seio da sociedade”, alerta.

As catequeses que o cardeal-patriarca profere nos domingos da Quaresma – tempo litúrgico que serve como preparação para a Páscoa – são transmitidas em direto por vídeo através da página dedicada à ‘Missão Metrópoles’ na internet.

Cada intervenção, dirigida a destinatários específicos, é antecipada por um vídeo apresentado na quarta-feira anterior, onde se resume o tema escolhido.

A ‘Missão Metrópoles’, idealizada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, organismo da Santa Sé, está a decorrer na Diocese de Lisboa até 15 de abril, domingo após a Páscoa.

OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top