Francisco assinala onomástico de Cirilo, apelando à defesa da vida humana

Foto: Lusa

Lisboa, 24 mai 2022 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma mensagem ao patriarca ortodoxo de Moscovo, assinalando a festa do onomástico de Cirilo, com orações pela defesa da vida humana.

“Nestes dias, rezo ao nosso Pai Celestial para que o Espírito Santo nos renove e nos fortaleça no ministério do Evangelho, especialmente nos nossos esforços para proteger o valor e a dignidade de cada vida humana”, refere o texto, divulgado pela página oficial da Igreja Ortodoxa na Rússia.

Francisco destaca a festa de São Cirilo, “o grande apóstolo dos eslavos”, dirigindo as suas saudações e orações ao patriarca de Moscovo e à “Igreja confiada ao seu cuidado pastoral”.

No início de maio, o Patriarcado Ortodoxo de Moscovo reagiu a uma entrevista concedida pelo Papa ao jornal ‘Corriere della Sera’, considerando que Francisco “deturpou a sua conversa” com Cirilo.

Em comunicado, o Departamento para as Relações Exteriores da Igreja Ortodoxa Russa repete argumentos que justificam o que Moscovo denomina como intervenção militar e acusa o Papa de ter dado conta da conversa com o patriarca Cirilo, a 16 de março, num “tom errado”.

Francisco terá dito ao líder ortodoxo que não pode comportar-se como um “acólito” do presidente Putin.

OC

Rússia/Ucrânia: Papa mostra-se disponível para encontro com Putin em Moscovo

 

Partilhar:
Share