Rock tomou conta do Festival Jota 2009

Festa da música cristã decorre este fim-de-semana, na praia de São Jacinto, reunindo centenas de jovens de todo o país

A praia de São Jacinto, em Aveiro, acolhe desde Sexta-feira centenas de jovens de todo o país, que se concentram para o maior festival católico de Verão, a terceira edição do Festival Jota, uma iniciativa que nasceu na Guarda, passou pela Serra da Estrela e rapidamente ganhou dimensão nacional como um evento de referência no panorama da música de inspiração cristã.

Os concertos na Aldeia Jota arrancaram com uma mão cheia de melodias. A música começou a fazer a festa, na praia, com os “Paz Inquieta”. Já nos palcos do festival o espectáculo de abertura contou com a participação do “Grupo Trepa”, de Estarreja e dos “Teatrus”, de Aveiro que trouxeram a magia da precursão e do fogo a este evento.

Os concertos  nos dois palcos do recinto começaram a aquecer os jovens que se foram juntando no relvado enquanto o sol se despedia no horizonte.

Abriram as hostes os “Jovens em Movimento”, de Avanca no «Teu palco»/Palco Solidotel. O ritmo dos “Luce” foi o pontapé de saída para a festa. Depois do pontapé de saída a noite foi um crescendo de animação.

[[i,e,300,Festival Jota 2009 – Concerto]] A grande festa que começou a fazer pular os jovens com os espanhóis “La Voz del Desierto”. Uma presença que se destacou na noite de ontem pelo ritmo pop rock.

A noite foi um desfile de melodias que cativaram os jovens: “Os terceira margem” com os temas do seu novo cd e a encerrar os concertos as melodias já bem conhecidas de todos do Pe. João Paulo Vaz.

A oração da noite deixou aos jovens a reflexão sobre a semente que a palavra deixa em nós. Palavra que cantada se reza duas vezes. A Cristoteca foi o espaço que acolheu os jovens no final dos concertos.

Quase mil inscritos marcam presença nos três dias de festival. Jovens de todo o país, do Algarve a Viana do Castelo dão um novo colorido à praia São Jacinto.[[a,d,269,Hino do Festival Jota]] Música, cultura e formação são as palavras-chave do Festival Jota 2009 que tem como objectivo a evangelização, dirigida sobretudo aos jovens. Em três dias de festa, onde não faltará também a praia, o programa contempla ainda fóruns e workshops.

Até Domingo, os jovens de todo o país vão ter a oportunidade de participar em encontros com oradores de renome nacional e abordar temáticas que vão da música ao teatro, passando pela cultura local, desporto e ciência.

[[v,e,292,Programa do Festival Jota 2009]] O Festival nasceu em 2007 pelas mãos do Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda e da Banda Jota. As duas primeiras edições realizaram-se no Paúl, Serra da Estrela. Em Aveiro, o SDPJV quer tirar partido do evento para “despertar os jovens para as questões da cidadania juvenil oferecendo aos participantes um conjunto de actividades que procuram estimular os jovens à construção de um mundo baseado num estilo de vida coerente na relação consigo, com os outros, com a natureza e com Deus”.

A freguesia de São Jacinto passou a ter uma aldeia completa , a que se dá o nome de Aldeia Jota. Espaço de acolhimento, recinto de concertos, locais de oração, bares, esplanadas, cantina, parque de diversão e até local para as crianças.

A Aldeia Jota é o coração de todo o evento ao longo destes 3 dias, entre espaços de espaços de lazer, diversão, concertos, refeições e acampamento. É neste espaço, com uma área aproximada de 5 campos de futebol, que decorrem grande parte das actividades.

Da oração da manhã até à Cristoteca, todos os espaços são de acesso livre aos participantes.

[[v,d,298,Festival Jota 2009 – apresentação dos espaços]] “Não vai faltar diversão para os entretantos dos dias e das noites. Se apetecer o sossego de uma conversa há o Espaço Lounge, à entrada do pavilhão, onde no Sábado haverá concerto com os Laetare. Se a vontade for circular e conhecer sugerimos, a partir das 16h30, uma volta pela zona comercial onde editoras, movimentos e associações mostram serviços e produtos. Já se a vontade for a de comunicar há sempre o Espaço Internet. A partir das 21h00 haverá esplanada e bar na zona de concertos”, refere a organização do evento, que conta com o apoio de mais de 100 voluntários.

 

Programa

As tardes são a beira-mar, com “Concertos íntimos”, que convidam à descontracção, fazendo a ponte para a animação nocturna.

O dia de Sábado está reservado para os vários espaços de debate, reflexão e workshops sobre temas que vão da sexualidade à política, passando pelo voluntariado, ecologia, cidadania, vocação, responsabilidade social e religião. Entre outros, estarão como convidaos as jornalistas Laurinda Alves e Aura Miguel e o prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo.

[[v,e,291,Simplus – Lançamento do 3º CD]] Depois acontece o concerto de fim de tarde na praia, desta feira com a actuação de Claudine Pinheiro. Pelo palco principal passam as Bandas “Simplus”, “Banda Jota” e Herber Marques, um jovem evangélico que sublinha a dimensão ecuménica do evento . De Espanha, chega também Gaby Soñer, com ritmos de rock-pop.

Nos dois dias, além do palco principal, há um palco destinado aos nossos jovens talentos, o chamado “Teu Palco“. A animação continuará noite dentro, na cristoteca.

Domingo, as atenções convergem para a celebração eucarística, pelas 11h00, presidida por D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro. A eucaristia vai contar com uma orquestra constituída especialmente, com transmissão na Rádio Renascença e no Canal de TV da Diocese aveirense, que também transmite em directo os concertos da noite.

À tarde o festival encerra as actividades com o espectáculo musical “Paulo de Tarso” agendado para as 14h30.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top