Rio+20: Organizações católicas de desenvolvimento apontam falhas no atual texto de conclusões

Responsáveis da CIDSE alertam para eventualidade de um «fracasso histórico» na defesa do ambiente

Lisboa, 21 jun 2012 (Ecclesia) – A CIDSE, aliança católica internacional de agências de desenvolvimento, apontou hoje “falhas” ao texto de conclusões que está a ser discutido na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro, Brasil.

“Se o texto permanecer como está, esta conferência será um fracasso histórico. As pessoas mais pobres e vulneráveis vão ser os primeiros a pagar”, refere o secretário-geral da CIDSE, Bernd Nilles, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

As organizações católicas de desenvolvimento da Europa e da América do Norte – nas quais se inclui a Fundação Fé e Cooperação (FEC), de Portugal – lamentam a “falta de vontade “dos líderes políticos e dizem que “o futuro para todos os seres humanos e para o planeta se apresente sombrio”.

Antonio Manganella da CCFD-Terre Solidaire (organização francesa, membro da CIDSE) afirma que “o texto dá prioridade aos mercados e ao crescimento, e apresenta como remédio para todos os males, a inclusão do setor privado na governação e cooperação internacional”.

“Não há menção a medidas de regulação para combater as alterações climáticas, apenas incentivos para o investimento privado na agricultura “, refere Anika Schroeder da Misereor (organização alemã, membro da CIDSE).

Para CIDSE, os desafios sociais, ambientais e económicos do desenvolvimento “exigem um único quadro de desenvolvimento integrado após 2015”, meta final para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Antes do início da ‘Rio+20’, que se conclui esta sexta-feira, mais de 50 líderes da Igreja Católica e da sociedade civil de todos os continentes publicaram uma declaração conjunta, na qual apelam aos líderes mundiais para que trabalhem em prol de um mundo efetivamente sustentável e justo.

A cimeira assinala o 20.º aniversário da conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que decorreu no Rio de Janeiro no início de 1992.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top