Igreja prepara Jornada da Pastoral da Cultura, em Fátima

A Igreja Católica em Portugal promove hoje  a sua sexta Jornada da Pastoral, desta feita centrada na renovação do conceito de “igualdade”, num ano em que assinala o Centenário da República.

Para o director do Secretariado nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), Pe. Tolentino Mendonça, este é “um momento de grande importância”, como espaço de “encontro, congregação, refontalização”.

Nesta jornada, acrescenta o padre e poeta em declarações à ECCLESIA, será relido “em chave cristã” o tema da igualdade, algo que considera ser “urgente”.

Em Fátima, a discussão versará sobre a “igualdade social, numa linha de renovação do próprio conceito”.

D. Manuel Clemente, responsável pela Comissão Episcopal que acompanha a área da Cultura, diz que este é um “tema vivo”, que desta feita conta com contributos do cinema, da arquitectura, da economia e da própria Igreja.

Entre os participantes destaca-se Artur Santos Silva, Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

No final dos trabalhos, será entregue à diocese de Beja o Prémio de Cultura Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, na sua sexta edição, instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O júri considera que “a forma criativa e empenhada” com que Beja “tem sabido colocar a Cultura como campo prioritário da missão da Igreja” é um “testemunho” para as dioceses portuguesas.

Para D. Manuel Clemente, o trabalho das últimas três décadas é “verdadeiramente extraordinário e pioneiro”, realçando o património como “meio de cultura e de evangelização”.

Programa

10h00

Insularidades & Surpresas na Igualdade. Exibição do filme “Ilha da Cova da Moura” – Realizador: Rui Simões

Debate: Rui Simões, Cineasta; Alfredo Bruto da Costa, Economista social. Moderação: Margarida Avillez Ataíde (jornalista)

12h30

A Rezar somos todos diferentes e todos iguais: Bernardo Pizarro Miranda, Arquitecto (Ermida do Cristo do Silêncio); Francisco Martins, Projecto “Passo a Rezar”

14h45

Reinventar a Igualdade: D. Manuel Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; Artur Santos Silva, Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República; Carlos Fiolhais

Cientista, director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Moderação: Graça Franco jornalista)

16h30

Entrega do Prémio Árvore da Vida–Padre Manuel Antunes à Diocese de Beja (D. António Vitalino, José António Falcão)

Partilhar:
Share