Jornada da Pastoral da Cultura faz o «Elogio da Igualdade»

Encontro, que decorre em Fátima, conta com a presença de D. Manuel Clemente e de Artur Santos Silva, entre outros

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja Católica, realiza Sexta-feira próxima, dia 25 de Junho, a sua 6.ª Jornada anual, que em 2010 é dedicada ao tema “Elogio da Igualdade”.

O encontro, que decorre em Fátima, conta com a presença de D. Manuel Clemente, bispo do Porto e Prémio Pessoa 2009, e de Artur Santos Silva, presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Entre os conferencistas encontram-se também Alfredo Bruto da Costa, economista social, e Carlos Fiolhais, director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

A iniciativa, que se realiza na Casa de Nossa Senhora do Carmo, começa às 10h00 com a exibição do documentário “Ilha da Cova da Moura”, do realizador Rui Simões, recentemente estreado nas salas de cinema.

Depois da projecção do filme, o cineasta entra em debate com Alfredo Bruto da Costa, seguindo-se o painel “A Rezar somos todos diferentes e todos iguais”, com a participação do arquitecto Bernardo Pizarro Miranda e do religioso jesuíta Francisco Martins, coordenador do projecto de oração pela Internet “Passo a rezar”.

Após o almoço, D. Manuel Clemente, Artur Santos Silva e Carlos Fiolhais apresentam propostas para “Reinventar a Igualdade”.

O programa do encontro inclui a entrega do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que na sua sexta edição distingue a diocese de Beja, na pessoa do seu bispo, D. António Vitalino, numa sessão em que actua o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento.

A Jornada deste ano tem um significado especial pelo facto de ser a primeira iniciativa organizada pela Igreja católica no âmbito da cultura depois da alocução que o Papa Bento XVI proferiu sobre o tema a 12 de Maio, no Centro Cultural de Belém.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top