Relíquias de Santo António veneradas por milhares no Sri Lanka

Restos mortais do santo franciscano de origem portuguesa deixaram Pádua pela primeira vez em 750 anos

Milhares de católicos e não católicos do Sri Lanka estão a acolher as relíquias de Santo António e a rezar pela paz e unidade do país.

De acordo com a Rádio Vaticano, os restos mortais do santo franciscano de origem portuguesa deixaram pela primeira vez em 750 anos a cidade de Pádua, em Itália.

A iniciativa resultou de um pedido do Arcebispo de Colombo, D. Malcom Ranjith, por ocasião dos 175 anos da Basílica de Santo António em Kochchikade, que se assinalam nos dias 12 e 13 de Junho de 2010.

Durante três dias a igreja ficou aberta das 5 da manhã até às 3 da madrugada para permitir o acesso aos peregrinos.

As relíquias foram recebidas numa missa realizada a 7 de Março na capital, Colombo, celebração que foi presidida por D. Ranjith e que contou com a participação do Bispo auxiliar, Núncio Apostólico, sacerdotes, religiosos, leigos e dois delegados provenientes de Pádua que acompanham as relíquias, além da esposa do Presidente do país, políticos católicos, monges budistas, e seguidores de outras religiões.

Na eucaristia, o Arcebispo de Colombo convidou a assembleia a “seguir o exemplo de Santo António” e a aprender dele a “reconstruir as nossas vidas”.

A 10 de Março, as relíquias foram transportadas para a sé de Galle, tendo sido depois transferidas para Balangoda e, no dia seguinte, para a Igreja de Santo António, em Bandarawela.

No dia 12 os restos mortais seguiram para a diocese de Batticala, viajando depois até ao Santuário de Santo António, em Manippai, local de onde partiram, no dia 13, para Thalladi, e, depois, para a Catedral de São Sebastião, em Mannar, onde permanecerão até Domingo.

Segundo o programa, até à data de regresso a Pádua (23 de Março), as relíquias passarão pelas catedrais, santuários e paróquias de Santo António de Kottapitiya, Pallandeniya, Wahakotte, Kandy e Liyanagemulla, entre outras igrejas.

Alguns trajectos serão assegurados pela Força Aérea, permitindo que os restos mortais estejam expostos durante mais tempo.

Veja fotografias das reliquias de Santo António no Sri Lanka nesta página.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top