Programa religioso e cultural é uma marca desta iniciativa recebida por «milhares de pessoas» em Viana do Alentejo

Viana do Alentejo, 27 abr 2022 (Ecclesia) – A ‘Romaria a cavalo’ entre a Moita e o Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo, realizada entre 20 e 24 de abril, “foi uma das maiores” edições de “sempre”, e do programa destacam-se também momentos de fé.

“Romeiros de vários pontos do país voltaram a cumprir a tradição depois de quatro dias pelos campos, naquela que foi a 20ª edição da ‘Romaria a Cavalo’, sob o olhar de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Nossa Senhora D’Aires”, assinala a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Nesta romaria é transportada a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita, na Diocese de Setúbal, até ao Santuário de Nossa Senhora de Aires, em Viana no Alentejo, na Arquidiocese de Évora.

Os romeiros, a cavalo, de charrete ou carroça, iniciaram o seu itinerário após a bênção, no dia 20, na igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, e percorreram os cerca de 150 quilómetros da antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis – Moita, Poceirão, Casebres, Alcáçovas, São Brás do Regedouro, Viana do Alentejo e no Santuário de Nossa Senhora de Aires.

Para além das cerimónias religiosas ao longo do percurso, nas diversas paróquias, o gabinete de comunicação da Câmara de Viana do Alentejo salienta que realizaram “duas procissões”: A primeira na noite de sábado, 23 de abril, presidida pelo arcebispo de Évora D. Francisco Senra Coelho, e no dia seguinte, a segunda procissão ligou o centro da vila ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires, antes da Missa campal no santuário mariano.

“Após um interregno de dois anos, esta foi uma das maiores romarias de sempre, com um número de cavalos inscritos muito próximo das cinco centenas”, assinala o município de Viana do Alentejo que preparou também um programa cultural com animação de rua – “cante alentejano com os grupos corais do concelho, danças do concelho e música popular”.

No concurso ‘Janelas, Varandas e Montras Engalanadas’, realizado no dia da chegada da romaria a Viana do Alentejo, mostraram as colchas, mantas e outros adereços, “outrora exibidos em ocasiões religiosas, e tão característicos desta romaria que consagra, como poucas, a união entre o sagrado e o profano”.

A ‘Romaria a Cavalo’ é promovida por uma comissão constituída pelos Municípios da Moita, na Diocese de Setúbal, e de Viana do Alentejo, na Arquidiocese de Évora, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo e com o apoio de entidade privadas e públicas, como o Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A apresentadora Mónica Jardim e o ator/cantor F.F. (Fernando Fernandes) foram os padrinhos desta edição, a vigésima, e “acompanharam a última parte do percurso na vila”, informa o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

CB

Partilhar:
Share