Rejoice/Lamego: «Cidade da Alegria» desafiou os jovens a darem-se aos outros, da vida consagrada à dádiva de sangue

Feira Vocacional reuniu congregações e movimentos, fundações e associações, em 14 expositores

Foto: Agência ECCLESIA/JG

Lamego, 31 jul 2026 (Ecclesia) – A Jornada Nacional da Juventude ‘Rejoice’, organizada pela Igreja Católica em Portugal, propôs aos cerca de 1200 participantes uma ‘Cidade da Alegria’, que era uma ‘Feira Vocacional’, na histórica Avenida Dr. Alfredo de Sousa, no centro de Lamego.

“Já participámos em Lisboa e vimos a importância de darmos a conhecer não só aos jovens a nível nacional, mas também às pessoas das localidades. E aqui em Lamego penso que também é essa oportunidade, os jovens dos grupos que vêm participar no Rejoice conhecerem mais irmãs, mais congregações, mesmo entre nós podermos interagir”, disse a responsável da Pastoral Juvenil das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, à Agência ECCLESIA.

A irmã Paula Conceição, assistente espiritual do Movimento Juvenil Giofrater, acrescenta que, nesta ‘Feira Vocacional’, também têm a possibilidade de interagir com pessoas que “se calhar nem conhecem a vida consagrada, a vida religiosa”, e nunca falaram com irmãs.

‘Nós somos muitos e formamos um só corpo’, da carta de São Paulo aos Romanos, foi o tema do ‘Rejoice’ 2026, a segunda edição da Jornada Nacional da Juventude, que reuniu cerca de 1200 participantes das dioceses católicas de Portugal, entre 24 e 26 de julho, em Lamego.

“É importante sentirem que não caminham juntos, caminham com outros jovens e quando se juntam veem que têm muitas pontes em comum, e podem construir uma Igreja diferente, e podem ser protagonistas nesta Igreja”, acrescentou a religiosa Franciscana Missionária de Nossa Senhora.

Na ‘Cidade da Alegria’, no segundo dia de jornada, o convite aos jovens foi darem-se aos outros, 14 stands com congregações e movimentos religiosos, fundações e associações, perto do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

“É uma boa oportunidade, desde logo, porque nos identificamos com o lema deste encontro, a mensagem é de unidade, num mundo onde se procura muitas vezes a divisão, o conflito”, explicou Gustavo Lopes Pereira, gestor de comunicação na Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A FEC – ONGD que promove o Desenvolvimento Humano Integral em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal – levou para ‘Rejoice’ dois jogos, uma ruleta que apresentava, “de uma forma lúdica”, as diferentes áreas em que trabalham, e os jovens responderam a várias perguntas, e um ‘barómetro da sustentabilidade’.

“Vamos pedindo às pessoas para nos dizerem que práticas de sustentabilidade é que já adotaram. E esperamos ter uma visão das práticas em que as pessoas estão envolvidas, onde já incorporaram, e onde ainda é preciso trabalhar; estamos a descobrir que muitos jovens não desligam a água quando estão a ensaboar”, desenvolveu Gustavo Lopes Pereira.

A Federação das Associações de Dadores de Sangue (FAS-Portugal) tem uma “colaboração próxima com as atividades a nível nacional da Igreja”, desde a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, e levaram a importante mensagem que “dar sangue é salvar vidas, e todos os dias são precisas 1100 pessoas para dar sangue”.

Foto: Agência ECCLESIA/CB

“Para que os hospitais possam dar resposta à esperança de muitas pessoas, ou por acidente, ou por uma cirurgia, ou por uma situação cancerígena, o que quer que seja que tenha essa necessidade de sangue que possamos levar essa mensagem”, explicou Hélder Cunha.

Segundo o dirigente da FAS, os jovens têm “curiosidade”, “ficam sensíveis” e assumem o compromisso, “há sempre um ou outro que é dador, a levar os outros à dádiva de sangue”; “nada melhor que a consciência de ajudar o próximo dos cristãos católicos”, e estar disponível para “esticar o braço e dar pelo menos a possibilidade de salvar três vidas”.

O ‘Rejoice’ – Jornada Nacional da Juventude vai estar em destaque no Programa ‘70×7’, transmitido este domingo, pelas 07h30, na RTP2.

CB/OC

Lamego: Aos 84 anos, irmã Arminda Oliveira participou no «Rejoice» entre os jovens, com quem aprende que «vale a pena arriscar»

Partilhar:
Scroll to Top