Bispo de Setúbal lembra que a Páscoa é uma festa de libertação a partir de cada família

Diocese de Setúbal

Setúbal, 09 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou esta quinta-feira que a liturgia apresenta aos católicos “uma ceia especial, celebrada em família”.

O caráter familiar “está bem presente nas circunstâncias de contenção em que celebramos a liturgia como modo de impedir a difusão do vírus que nos está a contagiar e de forma a impedir que ponha em perigo a vida de alguém”, afirmou D. José Ornelas durante a Missa  da Ceia do Senhor, na Sé de Setúbal. 

A homilia sublinhou também o papel da família que é “lugar do amor e da vida”, “lugar da não-violência, do não-ódio, da não-vingança, refúgio do amor, da vida e da cidadania para a construção de um mundo novo”.

O responsável lembrou os doentes, pelos vírus ou outras enfermidades, os idosos e todos os que “arriscam a vida” para conter esta pandemia.

Deus não deixa ninguém sozinho e tem todos presentes no seu olhar misericordioso” referiu D. José na sua homilia dizendo que a Igreja está sempre junto dos seus membros.

A Igreja não fechou para férias, por medo ou falta de fiéis… está onde está o Povo de Deus e o Povo de Deus hoje está em casa a cuidar da sua vida”, sublinhou. 

O bispo de Setúbal reconheceu que todos sentem “a limitação pelos cuidados necessários”, mas, nesta ocasião, também “a possibilidade de conhecer um Deus que não conhece barreiras nem obstáculos para estar junto de cada pessoa e de cada comunidade”.

D. José Ornelas referiu que a Páscoa é “uma festa de libertação a partir de cada família”, uma iniciativa de Deus concretizada com Moisés e com “os que nesta terra foram rasgando caminho para a liberdade e a dignidade”.

Por isso, lembrou, “Deus não vem resolver os problemas diretamente a partir do céu, motiva e transforma pessoas para colaborarem com Ele”.

HM

Igreja em Rede: Tríduo Pascal – 09/04/2020 – Eucaristia da Ceia do Senhor, presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, na Catedral da Diocese.

Publicado por Diocese de Setúbal em Quinta-feira, 9 de abril de 2020

Partilhar:
Share