Quaresma: «Estar com Deus é consagrar-se aos outros» diz bispo de Viseu

Na preparação do tempo pascal, D. Ilídio Leandro falou no anúncio do Reino de Deus como a principal missão da Igreja

Viseu, 25 Mar (Ecclesia) – O bispo de Viseu dedicou a sua segunda conferência quaresmal para falar na missão evangelizadora da Igreja, que deve abri-la à comunhão com Deus e com o próximo.

“Estar com Jesus e, por Ele, com Deus Trinitário, é estar sempre «para» os outros e disponível para se consagrar aos outros” declarou D. Ilídio Leandro, aos fiéis de Tondela, esta quinta-feira.

Com uma reflexão intitulada «Igreja e o Reino de Deus», o prelado cumpriu a segunda parte da sua passagem pelas cinco zonas pastorais da diocese, uma viagem que tem como objectivo preparar a Páscoa, dinamizar os fiéis e, sobretudo, abrir caminho ao Sínodo Diocesano.

“A proclamação da Boa Nova a todos os povos e em todas as culturas continua a ser o melhor serviço a prestar às pessoas” realçou o bispo, citando a carta pastoral “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”, lançada pela Conferência Episcopal Portuguesa em Junho de 2010.

No entanto, reconhecer o “anúncio do Reino” como missão não será suficiente, na opinião de Ilídio Leandro, se não for acompanhada de uma vontade de mudança interior.

“O Reino de Deus está também na origem da Igreja como tensão, referência permanente e orientação para o mundo futuro, dado que o Reino só se atingirá na plenitude” sustenta o prelado.

Mais do que uma “assembleia reunida”, o bispo defende que a Igreja é “uma assembleia que se reúne”, aonde for preciso, como “uma barca que navega em mares, por vezes, alterados”.

“A Igreja não existe por si mesma nem para si mesma” lembrou Ilídio Leandro, para quem o amor “é o distintivo” dos cristãos, e “a esperança em Deus” sinal de um futuro que não apanhará ninguém desprevenido.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top