Quaresma: Diocese de Bragança-Miranda vai reunir apoios para crianças carenciadas na Guiné-Bissau

Projeto solidário está a cargo da Fundação Fé e Cooperação

Bragança, 10 fev 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai dedicar a sua renúncia quaresmal à Fundação Fé e Cooperação (FEC), estrutura da Conferência Episcopal Portuguesa que apoia regiões ou nações lusófonas mais desfavorecidas.

Numa mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, saúda os 25 anos da organização, cumpridos “ao serviço dos mais pobres” e do “desenvolvimento humano integral”.

Os donativos recolhidos durante a Quaresma, na diocese transmontana, vão ser canalizados para um projeto da FEC orientado para os mais novos, intitulado “+ Criança”.

Um trabalho em curso na Guiné-Bissau e que “visa apoiar 25 Centros de Recuperação Nutricional” a cargo da Igreja Católica local.

“Espalhados por todo o território, em particular nas zonas rurais, estes centros acompanham anualmente mais de 60 mil crianças vulneráveis guineenses, através da vigilância nutricional, da vacinação e do fornecimento de cuidados de saúde primários”, frisa D. José Cordeiro.

O envolvimento da FEC tem como principal objetivo a “melhoria de infraestruturas e equipamentos”, bem como o fornecimento de “formação técnica” aos agentes que estão envolvidos nos centros, em cada região.

Frisando que “o sentido” da renúncia “é o da abertura aos outros”, o bispo de Bragança-Miranda faz votos de que a preparação para a Páscoa seja também uma época marcada pela “globalização da misericórdia e da caridade na oração”, como “convida o Papa Francisco”.

Nesse sentido, o prelado convida todas as suas comunidades a participarem na iniciativa “24 horas para o Senhor”, promovida pelo Papa argentino, formando “uma corrente de oração em toda a diocese”.

O evento está marcado para 13 de março e vai decorrer entre a meia-noite e as 24h00, a partir da igreja de Nossa Senhora das Graças, em Bragança.

A Quaresma que se inicia com a celebração de Quarta-feira de Cinzas (18 de fevereiro, em 2015), é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top