Quaresma: Bispo de Leiria-Fátima propõe retiro popular «Dom e missão da família»

Leiria, 20 fev 2015 (Ecclesia) – A Diocese Leiria-Fátima disponibilizou online o guião do retiro popular da Quaresma 2015, que propõe como ajuda para “alimentar espiritualmente” as famílias na sua preparação para a Páscoa.

“A escuta, meditação e acolhimento da Palavra revitaliza o nosso coração e torna-nos mais capazes de acolher o dom da família e de realizarmos a missão que lhe compete no Mundo e na Igreja”, escreveu D. António Marto, na introdução do guião.

Intitulado ‘Dom e missão da família’, o retiro popular quer estar em consonância com o biénio dedicado à pastoral familiar na diocese para “redescobrir e reconhecer como e quanto é bom, belo e feliz formar uma família segundo o desígnio de Deus” e “como e quanto isto é precioso e indispensável para a vida das pessoas, da sociedade e da Igreja e para o futuro da humanidade”, relembrou o bispo de Leiria-Fátima.

Segundo o prelado diocesano, na Quaresma a Igreja “oferece” um tempo apropriado para individualmente ou em família se rever a “própria vida e renovar” os aspetos que permitem “progredir na comunhão com e em Cristo”.

D. António Marto explica a metodologia que pretende para o “retiro espiritual” da Quaresma a realizar em grupo onde se entregam “durante algum tempo” à leitura orante da palavra de Deus e depois os fiéis repetem este “exercício pessoalmente” pelo menos uma vez por semana, ao longo de toda a Quaresma.

No guião informa-se que o retiro popular da Quaresma se destina aos fiéis cristãos, de qualquer idade, que participam na vida da Igreja, às famílias e ao povo de Deus, “mesmo aos que pouco frequentam as igrejas” e a todas as pessoas que “manifestam sede de espiritualidade” e querem ajuda para “iluminar a vivência da relação e amor na própria família”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top