Fátima, 25 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Liturgia informa que publicou o livro ‘Crianças em Adoração’, para ajudar as crianças na oração ao Santíssimo, com doze esquemas com temas que podem percorrer o ano litúrgico.

“Tendo em conta que é nas mais tenras idades que melhor se prepara o encontro da pessoa com Deus na oração, este livro foi preparado para apoiar momentos de oração com os mais pequenos”, explica a autora, a irmã Maria José de Oliveira.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Nacional da Liturgia, a religiosa das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado assinala que os temas do novo livro “muito centrados na Palavra de Deus concretizam-na em temas que tocam o quotidiano da vida”.

Os 12 esquemas pretendem ser “flexíveis” para poderem ser adaptados “a diferentes contextos e a diferentes idades”, podem ser usados num ambiente de catequese ou fora dele e também as sugestões de atividades ligadas a cada um dos esquemas que, “até por um certo caráter lúdico, pretendem ter uma continuação na família e constituir possibilidades de aprofundamento da Palavra de Deus”.

“O seu objetivo primordial é iniciar as crianças na adoração Eucarística fora da missa, embora em estreita ligação com ela, e num ambiente de oração comunitária”, escreve a irmã Maria José de Oliveira, assinalando que o livro pode constituir um “banco de recursos” para a catequese e para a evangelização em geral como “ser usado na oração em família”.

Na apresentação da nova obra, o padre José Fernando Caldas Esteves observa que “alguns poderão ficar perplexos” com o título como se a adoração, “principalmente aquela eucarística, fosse apenas algo reservado aos adultos”.

“Bastará pedir à mais pequena das crianças para, numa celebração da Eucaristia, fechar os olhos, fazer silêncio e se colocar diante de Jesus, para concluir que elas têm como que uma ligação especial e direta com o transcendente. Sim, quase um ‘wifi espiritual’ sempre em sinal aberto”, desenvolve o sacerdote da Diocese de Viana do Castelo.

O Secretariado Nacional da Liturgia informa ainda que ‘Crianças em Adoração’ é uma nova publicação que foi editada neste mês e faz parte da coleção ‘Louvor das criaturas – 2’.

CB

Partilhar:
Share