Lisboa, 03 Nov 2021 (Ecclesia) – O número de novembro da revista «Brotéria», publicação da Companhia de Jesus, já está disponível para consulta na área pessoal de leitor em www.broteria.org.

No passado dia 5 de outubro foi apresentado em França o relatório da Comissão Independente de Abuso Sexual na Igreja e, dias antes (mais precisamente entre 19 e 22 de setembro), teve lugar na cidade de Varsóvia a Conferência Internacional sobre a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis nas Igrejas da Europa Central e Oriental. Foi sobre estes importantes passos para uma reforma profunda e necessária para todos que assentaram, respetivamente, o Editorial do número de novembro – Encontrar, Escutar, Discernir – e a publicação, na secção de Atualidade, do discurso do padre e teólogo Thomáš Halík, «In Animo Contrito», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA

A democracia é também um tema marcante deste novo número: Nuno Sanches de Baena Ennes escreve sobre o direito, o dever e o direito-dever do voto e José Cuadros SJ sobre os desafios políticos que a Colômbia atualmente enfrenta.

Francisco Sousa Soares e Luís Pais de Sousa invocam a importância do mutualismo em tempos de pandemia e Fernando Ribeiro SJ, na secção de «Religião», reflete sobre a importância dos rituais da morte e despedida enquanto formas de nos relembrar do significado da vida.

Nas «Artes e Letras» contamos com duas evocações: José Alberto Machado sobre José Augusto França e o seu papel na História de Arte em Portugal, e Mário Garcia SJ sobre o poeta Fernando Echevarría.

Na secção de «História, Luís Filipe Thomaz» desmistifica a questão da “descoberta” das ilhas da Madeira e Porto Santo.

Ainda sobre a revista de novembro, uma conversa, em formato podcast, entre os editores da revista António Júlio Trigueiros SJ, José Frazão Correia SJ e Madalena Tamen.

LFS

Partilhar:
Share