Cânticos do padre António Cartageno estiveram em destaque pelo Coro da Catedral de Lisboa

Lisboa, 01 out 2021 (Ecclesia) – O livro ‘Bendizei o Senhor’, uma coletânea de cânticos do padre António Cartageno (Diocese de Beja), foi apresentado na abertura do ano letivo da Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, numa celebração em Linda-a-Velha.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que o padre António Cartageno apresentou o seu novo livro numa sessão que contou com a presença de D. Manuel Clemente e do Coro da Catedral de Lisboa, na igreja de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha).

O sacerdote contextualizou a coletânea de cânticos e salientou vários contributos que foram decisivos para a renovação e revitalização da música litúrgica em Portugal, no pós-Concilio Vaticano II.

Ao longo da apresentação do livro ‘Bendizei o Senhor’, os cânticos do padre António Cartageno estiveram em destaque, na igreja de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha), no dia 26 de setembro.

Como oração inicial todos cantaram ‘Quero cantar o vosso nome’ e na sessão o Coro da Catedral de Lisboa interpretou, por exemplo, ‘O tesouro do homem cristão’, ‘Jesus Cristo amou-nos’ (melodia de M. Luís, com harmonização de A. Cartageno), ‘Jesus está vivo’ e ’Maria levantou-se’ (L. Morgado/A. Cartageno), no contexto da preparação das Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023.

Foi também apresentado o cântico mariano inédito desta coletânea, ‘Branca Rainha da Paz’, com letra de D. Manuel Clemente, no âmbito do ‘Ano de São José’, que a Igreja Católica está a celebrar, o cântico tradicional ‘Ó São José, velai por nós’ (Condessa de Margaride/A. Cartageno), e ‘Quero bendizer-Vos’.

A nova obra, com mais de 300 cânticos a vozes, com acompanhamento de órgão, está dividia por três secções: Ordinário da Missa, próprio da Missa nos vários tempos Litúrgicos, Santoral e outros, e em louvor da Virgem Santa Maria.

O padre António Cartageno compositor de música litúrgica é maestro, presidente do Serviço de Música Sacra do Secretariado Nacional de Liturgia e diretor do Departamento de Música Sacra do Secretariado Diocesano de Liturgia de Beja

A Eucaristia, presidida por D. Manuel Clemente, foi animada pelo coral dos alunos da Escola Diocesana de Música Sacra, o Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL), e pelo Coro da Catedral de Lisboa.

CB

 

Liturgia: Padre António Cartageno homenageado com a publicação da coletânea «Bendizei o Senhor»

Partilhar:
Share