Publicações: Católica Editora Porto apresenta livro sobre Orpheon Portuense

Porto, 16 dez 2014 (Ecclesia) – A Católica Editora Porto vai apresentar este domingo, na Casa da Música, o livro ‘A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008) – Tradição e Inovação’, um dos “mais importantes contributos” para a música portuguesa dos séculos XIX e XX.

“A edição dá a conhecer a história institucional do Orpheon Portuense, a Invicta na altura da sua fundação e, também, o contributo para a divulgação da música portuguesa”, explica o polo regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O livro resulta do contributo de uma dezena de especialistas e assume-se como “um dos mais importantes contributos para a história da música portuguesa dos séculos XIX e XX”.

O comunicado apresenta também o livro sobre o Orpheon Portuense como um estudo de fundo dos “meios de produção cultural, padrões de consumo, conceções de estética musical” e de “práticas sociais” que possibilita conhecer a cidade do Porto como o país neste período.

A obra vai ser apresentada, às 16h00, pelo presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Afonso Vaz, com o consultor científico e o coordenador do projeto, respetivamente, Rui Vieira Nery e Henrique Gomes de Araújo.

O lançamento conta, ainda, com uma intervenção do musicólogo Tiago Manuel da Hora, acrescenta.

O antigo secretário de Estado da Cultura e musicólogo, Rui Vieira Nery, considera que a obra – A Sociedade Orpheon portuense (1881-2008) – Tradição e Inovação – revela que é possível “juntar esforços individuais num projeto coletivo, num amor genuíno e constante à música”.

Por sua vez, o coordenador do projeto destaca o percurso, “de mais de um século de atividade notável do Orpheon”, e o facto de este se ter convertido num “caso único de longevidade entre as entidades culturais portuguesa, públicas ou privadas”.

A Católica Editora Porto, integrada no projeto geral da Universidade Católica Editora, encontra-se pretende contribuir para a “divulgação do melhor trabalho científico e cultural da comunidade académica”, explica ainda o comunicado.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top