Frei Lopes Morgado convida a conhecer os três «pólos de cultura e evangelização» da Fraternidade de Fátima

Fátima, 25 mar 2020 (Ecclesia) – A Difusora Bíblica, dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal, disponibilizou gratuitamente o último número da Revista Bíblica, a edição de março-abril, para “ajudar” que está a viver a Quaresma e a preparar a Páscoa “confinados às suas casas”.

“Venha descobrir a revista BÍBLICA, «onde a Bíblia se faz Vida»”, é o apelo dos Capuchinhos que têm o número mais recente da ‘Revista Bíblica’ para consulta gratuita, referente aos meses de março e abril, na liturgia acompanha do Domingo de Ramos ao Pentecostes.

Os leitores vão ter acesso ao comentário às leituras das celebrações dominicais, pelo padre Marcelino Ferreira da Arquidiocese de Braga, o frei António-José d’Almeida, da Ordem dos Pregadores, os Dominicanos, convida a “contemplar um ícone de Teófanes de Creta”, que retrata a «Entrada Triunfal» de Jesus em Jerusalém, de 1546, e o padre Ariel Valdés, teólogo e biblista argentino, conta ‘Como foi o enterro de Jesus’.

No dossiê central, a Revista Bíblica apresenta o itinerário do espaço museológico ‘Evangelho da Vida’, a coleção de presépios que foi inaugurada a 4 de janeiro e pode ser visitada na Fraternidade de Fátima, e são explicados os textos bíblicos que encabeçam cada módulo.

O padre Lopes Morgado explica que a coleção de Presépios é um “novo polo cultural e de evangelização”, que se junta ao Jardim Bíblico, disponível ao público desde 2003, e à Difusora Bíblica que edita e divulga a Sagrada Escritura, “um tripé da Palavra – criação, revelação e encarnação”.

“Continuamos a proclamar o Evangelho da vida, porque a vida continua: Na renovação da natureza com a Primavera, nas pessoas que se desdobram em gestos de solidariedade, nos crentes que dirigem a Deus as suas preces, nos cristãos que se preparam para celebrar a Páscoa, nas famílias que esperam um filho durante nove meses”, escreve o sacerdote no contexto da pandemia do coronavírus Covid-19, assinalando que ‘a 9 meses do Natal… a vida continua’.

Este sábado, os Capuchinhos iriam celebrar o 25.º aniversário do Centro Bíblico e oficializar o grupo dos ‘Amigos do Presépio’, destinados a apoiar este espaço museológico, um encontro adiado “para uma data a anunciar”.

O dia oficial dos benfeitores do presépio é o 25 de março, Solenidade do Anunciação do Senhor, e data em que o Papa São João Paulo II assinou a Encíclica ‘Evangelho da Vida’, em 1995.

Na sua revista, os Franciscanos Capuchinhos apresentam também uma introdução à Exortação pós-sinodal do Papa Francisco ‘Querida Amazónia’, por Alessandro Gisotti, que foi diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé (31 dezembro de 2018-22 de julho 2019), e a edição de março-abril da ‘Revista Bíblica’ tem ainda notícias das Missões, do Movimento Bíblico e da Terra Santa.

A «Revista Bíblica», disponível gratuitamente em formato pdf, pode ser consultada no sítio online dos frades Capuchinhos, numa edição que abre com o convite a instalar a nova aplicação da Bíblia dos Capuchinhos para telemóvel (Android).

CB

 

Especial: 1300 presépios contam o Evangelho da Vida

Partilhar:
Share