D. José Cordeiro apresenta uma compilação das suas homilias da Missa Crismal

Bragança, 12 out 2021 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda lançou um novo livro intitulado ‘Caroço de Cereja’, que reúne as homilias da Missa Crismal proferidas na catedral diocesana, assinalando os seus dez anos de episcopado.

“Sempre que comia as poucas cerejas que sobravam ou não serviam para o procedimento dos frascos em calda, costumava deixar o caroço na boca para prolongar o aprazível sabor da cereja branca”, refere D. José Cordeiro, no texto de abertura do novo livro.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Bragança-Miranda informa que o bispo local lembra a sua infância, em Parada, no concelho de Alfândega da Fé, “conhecido pelas amendoeiras em flor e pelas cerejas de qualidade”.

“Também no dia da última Páscoa da minha querida mãe, Maria da Graça, 3 de junho de 2019, os vizinhos e amigos trouxeram a casa da família muitas e belas cerejas vermelhas. Nesse dia de Luz e de Paz, recordei-me dos tempos de infância”, acrescenta o 44.º bispo da Diocese de Bragança-Miranda.

O livro ‘Caroço de Cereja. A propósito da Missa Crismal 2012-2021’ é uma compilação das homilias proferidas na Missa Crismal, celebração que se realiza normalmente na manhã de quinta-feira na Semana Santa, na catedral transmontana.

Na nova obra, D. José Cordeiro explica que, nos últimos dez anos, a preparação e a celebração litúrgica da Missa Crismal, na igreja Catedral de Bragança-Miranda, “teve o efeito de caroço de cereja, girando na boca todos os dias do ano, como expressão da sinodalidade eclesial, a começar com a desafiante sinodalidade presbiteral”

A capa de ‘Caroço de Cereja’ é uma alusão às 18 unidades pastorais desta Igreja diocesana e, para além das homilias da Missa Crismal, os leitores podem recordar a homilia da celebração dos 25 anos da ordenação presbiteral de D. José Cordeiro.

O bispo de Bragança-Miranda dedicou a publicação, que integra a coleção ‘Domus Ecclesiae’, ao presbitério da diocese e a “todos que experimentam a Liturgia de nascente”.

D. José Manuel Cordeiro celebrou o décimo aniversário da ordenação episcopal (02/10/2011) no dia 7 de outubro, quando a diocese assinalou o 20.º aniversário da Dedicação da Catedral e deu a conhecer a nova publicação do seu bispo.

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa ainda que a inspiração para o título do novo livro – ‘Caroço de Cereja’ – veio de um outro rótulo de Erri De Luca, romancista, tradutor e poeta italiano, ‘caroço de azeitona’.

CB/OC

Partilhar:
Share