Angra do Heroísmo, Açores, 01 ago 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que o núncio apostólico da Santa Sé na Arménia e na Geórgia, D. José Avelino Bettencourt, vai estar esta sexta-feira na apresentação do livro ‘Três bispos do Século XXI’, na ilha de São Jorge.

O sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, contextualiza que a obra ‘Três bispos do Século XXI’, escrita por Liduíno Borba, é lançada na ermida de São João, no concelho das Velas.

D. José Avelino Bettencourt é um dos bispos retratados na nova publicação; o arcebispo de origem açoriana é, atualmente, núncio apostólico da Santa Sé na Geórgia e na Arménia.

Diplomata de carreira da Santa Sé, o arcebispo nasceu nas Velas de São Jorge, aos três anos de idade emigrou com a sua família para o Canadá, onde foi ordenado padre em 1993, fazendo parte do presbitério de Otava; como sacerdote frequentou a Academia Eclesiástica em Roma, formou-se em Direito Canónico, e entrou no serviço diplomático em 1999.

D. José Avelino Bettencourt trabalhou como representante diplomático na República Democrática do Congo e esteve na secção para as relações com os Estados, do Vaticano, nomeado núncio a 1 de março de 2018 foi ordenado arcebispo pelo Papa Francisco numa celebração no dia 19 do mesmo mês, em Roma.

O livro ‘Três bispos do Século XXI’ retrata também a vida de D. Myron Joseph Cotta, bispo de Stockton desde janeiro de 2018, descendente de terceirenses, e de D. Steven Joseph Lopes, que trabalha em Houston, Texas, filho de pai português e mãe polaca, tem um doutoramento em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi ordenado padre em 2001.

A edição bilingue é o primeiro volume da coleção ‘Figuras da nossa História’ da Turiscon Editora.

CB/OC

Partilhar:
Share