Provocar em busca do que resta de Deus

O Teatro Nacional São João (TNSJ – Porto) promove o ciclo de conferências “O que resta de Deus”, juntando escritores, investigadores e personalidades da Igreja, em paralelo com a peça de Gil Vicente “Breve Sumário da História de Deus”.

Para o comissário das conferências, Pedro Sobrado, o título “configura uma provocação, como se estivéssemos a perguntar se Deus constitui, nesta época de matriz tecnocientífica, um fóssil da nossa gramática, uma espécie de farrapo que agarra teimosamente a armação do nosso pensamento”.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o comissário sublinha que esse carácter provocatório é mitigado pelo facto de o conceito de “resto” ser “profundamente bíblico, messiânico”, lembrando as passagens do Antigo Testamento – como os livros dos profetas Isaías e Jeremias -, a este respeito.

“Aquilo que resta é também aquilo que permanece”, acrescenta.

Para Pedro Sobrado, foi interessante encontrar um título que une “a provocação e uma ideia teológica de fundo”. Citando São Paulo, fala num “ministério da reconciliação”, que procura “chamar não apenas teólogos e autoridades eclesiásticas, como José Tolentino Mendonça ou D. Manuel Clemente”.

Poetas, cientistas, romancistas, artistas plásticos, historiadores, autoridades em Gil Vicente e um pregador punk-rocker marcam presença neste programa de conferências, que congrega “gente de proveniências, perfis e até personalidades distintas, para falar sobre o alto, sobre o espectáculo, sobre a ideia de Deus”.

O comissário destaca a intenção de responder às “inquirições que o palco gera”, prolongando a reflexão feita no núcleo da criação teatral, “chamando outras pessoas, para pensarem estes temas connosco”.

Pedro Sobrado confessa a sua curiosidade quanto à conversa do próximo dia 5 de Dezembro entre o director artístico do São João, Nuno Carinhas, e D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, acompanhados pela investigadora teatral Alexandra Moreira da Silva e o poeta Daniel Jonas. Todos viram já a peça, sendo que D. Manuel Clemente visitou o TNSJ ainda na fase de ensaios.

Programa

Na sessão inaugural, José Tolentino Mendonça – teólogo e poeta que vem renovando os modos de ler as Escrituras – encontrou outro poeta, Armando Silva Carvalho, que se tem movido no interior de um halo teológico, traduzindo os ditos dos Padres do Deserto e respigando orações de múltiplas tradições.

27 Novembro (Sexta-feira, 18h30)

Ilda David’ + Paulo Pereira

Moderação: Bernardo Pinto de Almeida

3 Dezembro (Quinta-feira, 18h30)

Clara Pinto Correia + Tiago Cavaco

Moderação: Daniel Jonas

4 Dezembro (Sexta-feira, 18h30)

Amélia Polónia + José Augusto Cardoso Bernardes

Moderação: José Luís Ferreira

5 Dezembro (Sábado, 17h00)

Conversa com Alexandra Moreira da Silva + Daniel Jonas + D. Manuel Clemente + Nuno Carinhas

Fonte: TNSJ

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top