Presépios: também em sabonete

O dia do nascimento está próximo, quase tudo está preparado para Aquele que vem. Foram caminhos preparados, ruas enfeitadas, arrependimentos sentidos, gestos solidários praticados, tudo para que no nosso coração possa nascer uma nova luz, o Menino que vem e pode ser acolhido de várias formas.

Natal é significado de nascimento, que se torna presente através dos vários presépios que encontramos e que hoje se transforma em tema.

Para lembrar o quadro da noite de Natal, São Francisco de Assis, em 1223 decidiu, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, fê-lo na floresta. Para lá mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

O presépio é um costume conhecido de todos. Dos mais pequenos aos maiores, de barro, tecido, madeira ou porcelana até aos presépios vivos. Com as três figuras principais ou com toda uma cidade construída, a uma só cor ou a várias, todos se destinam a recordar a noite serena, como é assim conhecida.

Hoje ouvimos falar de uma nova forma de presépios, feitos em sabonete. São presépios de tamanho médio, com cheiro ao gosto de quem compra mas diferentes de todos os outros que se possam comprar nas lojas.

[[a,d,741,Programa do dia 20 de Dezembro de 2009]]São feitos artesanalmente, por mãos de uma jovem que não vê os seus sabonetes mas, é através do cheiro e do sentimento que coloca em cada peça que os torna únicos. No Programa da Igreja Católica na Antena 1, Madalena Vasconcelos, de forma carinhosa Mimi para os amigos, dá a conhecer a sua paixão que a faz dar a ver aos outros a cena de Belém, como só ela a consegue imaginar.

De norte ao sul do país o encanto do Natal vai envolvendo ambientes e pessoas. É fascinante conhecer como se vive esta época e as diferenciadas expressões culturais, musicais, plásticas que adquire nas diferentes regiões.

Entre muitas liturgias, ritos ou símbolos, há uma tradição, também celebrativa, única em todo o Portugal. Celebram-se na Ilha da Madeira, muitas vezes ainda antes do nascer do dia, e evocam a “Virgem do Parto”.

É também com a inclusão de muitos elementos culturais e tradicionais que se celebra o natal na região de Alter do Chão. A música que evoca o acontecimento do presépio de Belém evidencia sons e ritmos resta região.

Assumindo formas cada vez mais originais, com reflexos de tradições, de culturas, de situações sociais ou particularidades regionais ou geográficas, o Presépio é a referência desta quadra. Mesmo quando permanece na penumbra o natal cristão, a referência histórica a Jesus Cristo, não se esconde a representação desse acontecimento. Sempre com muita criatividade.

[[a,d,732,Tradições de Natal ]]Paulo Trindade Ferreira e a sua colecção de presépios são disso bom exemplo. Não é para os mostrar em qualquer exposição que, ano após ano, os colecciona nem é para conquistar currículo que investiga e recolhe sabedorias e tradições sobre os presépios.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top