Fátima, 08 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, publicou ‘O cristão é feito como se faz o pão’ e ‘Catequeses sobre os Dons do Espírito Santo’, dois novos livros no início do ano pastoral 2019/2020.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o SNL informa que o livro ‘o cristão é feito como se faz o pão – Mistagogia do rito de preparação dos dons’ é um trabalho de investigação de Filipe Vales, que concluiu este ano o mestrado integrado em Teologia, no Centro Regional do Porto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Na apresentação da obra, o abade do Mosteiro de Singeverga, D. Bernardino Ferreira da Costa, afirma que este trabalho sugere uma questão levantada por “alguns expoentes do Movimento Litúrgico” e que envolve o próprio modo de entender a fé cristã, isto é, “a linguagem performativa da celebração litúrgica”.

“A liturgia terá um contributo significativo na superação da dicotomia da vida espiritual do homem contemporâneo na medida em que, em vez de espelhar as suas condições históricas, o consiga conduzir através do rito – dos seus gestos, símbolos e palavras – a um nível mais profundo do mistério da sua própria humanidade, convertendo-se num lugar de encontro com os outros e com o Outro, que por sua vez ilumine a sua condição histórica”, explica por sua vez Filipe Vales, que também é formado em Economia.

O abade de Singeverga assinala que “debruçando-se unicamente” o rito da preparação dos dons, o contributo de Filipe Vales “não tem a capacidade de dizer uma palavra conclusiva sobre a liturgia em geral” mas possui a capacidade de “abrir à perspetiva icónica que dela brota”.

O SNL informa que publicou também as sete catequeses do Papa Francisco sobre os ‘Dons do Espírito Santo’, que foram proferidas nas audiências semanais de quarta-feira: “A Sabedoria; O Entendimento; O Conselho; A Fortaleza; A Ciência; A Piedade; O Temor de Deus”.

As catequeses estão publicadas “numa linguagem simples” e numa edição económica para divulgar e facilitar o seu acesso.

As duas novas publicações do Secretariado Nacional de Liturgia podem ser consultadas no seu sítio na internet.

CB

Partilhar:
Share