Fátima, 15 mai 2020 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa, apresenta as ‘Catequeses do Papa Francisco sobre as Bem-aventuranças’, “numa linguagem simples”, num livro publicado neste mês de maio.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o SNL explica que as catequeses do Papa Francisco “ajudam os fiéis a compreender que «as bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade», como se lê no Catecismo da Igreja Católica.
“As Bem-aventuranças contêm o ‘bilhete de identidade’ do cristão porque retratam o rosto do próprio Jesus, o seu estilo de vida”, disse o Papa Francisco nas catequeses proferidas nas audiências semanais de quarta-feira, no Vaticano.
O Papa iniciou o novo ciclo de catequeses dedicado às bem-aventuranças, que apresentou como roteiro para a felicidade de cada pessoa, a 29 janeiro.
O Secretariado Nacional de Liturgia, da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade da Igreja Católica em Portugal, destaca que fez uma “edição económica” das ‘Catequeses do Papa Francisco sobre as Bem-aventuranças’ para “divulgar e facilitar” o seu acesso que se destinam a toda a Igreja.
CB
As bem-aventuranças
Ao ver as multidões, subiu ao monte e, tendo-se sentado, vieram ter com Ele os seus discípulos; e, tomando a palavra, ensinava-os, dizendo: «Felizes os pobres no espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que se lamentam, porque eles serão consolados. Felizes os mansos, porque eles herdarão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque para eles haverá misericórdia. Felizes os puros de coração, porque eles verão Deus. Felizes os que fazem a paz, porque eles serão chamados filhos de Deus. Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Felizes sois quando vos insultarem, vos perseguirem e mentindo disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque a vossa recompensa é grande nos céus, pois do mesmo modo perseguiram os profetas antes de vós». |