Imagem: Ordem Franciscana Secular

Lisboa, 16 nov 2018 (Ecclesia) – A Ordem Franciscana Secular (OFS) em Portugal vai reunir-se em capítulo eletivo, com o tema ‘Vós sois a luz do mundo’, entre hoje e domingo, 18 de novembro, na casa dos Franciscanos Capuchinhos, em Fátima.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a OFS explica que na reunião vai ser eleito o Conselho Executivo Nacional que vai orientar a vida da Ordem Franciscana Secular em Portugal, no próximo triénio.

Os capitulares vão também dedicar-se à atualização dos estatutos nacionais e refletir sobre o “lugar da Ordem Franciscana na sociedade portuguesa” e apresentar o seu mais recente Plano Nacional de Formação.

Entre hoje, a partir das 19h00, e domingo (14h30), 18 de novembro, o capítulo eletivo vai ser presidido pelo irmão António Alvarez, delegado do Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS), com a assistência espiritual de frei António Martins, delegado do assistente-geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Do programa do encontro destaca-se, este sábado, a apresentação e votação global do Plano de Formação Nacional (11h15-12h15); a apresentação e votação do Relatório anual 2017/2018 de atividades e contas (12h15-13h00), situação atual e relatórios do triénio 2015-2018 (15h00-16h15) e à noite o ato eletivo, entre as 21h30 e as 23h00.

A OFS Portugal realça que os momentos de reflexão e oração vão ser orientados por religiosos I Ordem Franciscana, padres e frades, e as irmãs Clarissas, freiras de clausura, de todos os mosteiros e conventos de Portugal vão estar em oração, em sinal de comunhão fraterna.

A nível nacional, a Ordem Franciscana Secular conta com 2645 irmãos e irmãs, num total de 81 Fraternidades, de Monção a Faro, na Madeira e nos Açores.

A OFS é, na Igreja, uma Associação pública de fiéis, presente em 72 países com cerca de 430.000 Franciscanos Seculares professos, com forma de vida, chamada Regra, e estatutos aprovados pela Santa Sé e articula-se em fraternidades, de âmbito local, regional, nacional e internacional, “sempre coordenadas e ligadas entre si de forma uníssono e fraternal”.

CB

Partilhar:
Share