Lisboa, 01 fev 2019 (Ecclesia) – O Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), que junta várias Igrejas Cristãs, está a organizar o concurso de vídeos ‘Mais que isto: É Cristo!’, cujos vencedores vão ser anunciados num encontro nacional, a 26 de outubro, na Covilhã.

‘Atreve-te a ser ecuménico’ é o tema que deve orientar os vídeos para o concurso que desafia a juventude a mostrar “como todas as Igrejas são parte integrante do corpo de Cristo”

“Como o ecumenismo – movimento pela unidade em Cristo – é importante e nos pode enriquecer como pessoas”, explica o FEJ.

Podem concorrer pessoas singulares e grupos informais de jovens ou de organizações juvenis, escolas, escuteiros, grupos de estudantes universitários, programas de inclusão social, associações juvenis culturais e desportivas, sem número limite de participantes.

Os vídeos, com duração máxima de quatro minutos, devem ser feitos num dos diferentes géneros – ficção; animação; documentário; experimental – e a data limite para o envio dos vídeos 14 de junho.

Os vencedores do concurso ‘Mais que isto: É Cristo!’ vão ser anunciados no 20.º Fórum Ecuménico Jovem, a 26 de outubro, na Covilhã, Diocese da Guarda.

O FEJ, que em 2018 celebrou duas décadas de existência, nasceu com o objetivo comum de pensar o trabalho ecuménico com os jovens através de representantes dos departamentos juvenis de várias de Igrejas cristãs – Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana – com presença histórica em Portugal.

A primeira reunião realizou-se no Seminário de Leiria, em 1999, quando foi criada uma equipa ecuménica juvenil.

Um ano antes, muitos dos que integravam esse grupo representaram Portugal na segunda Assembleia Ecuménica Europeia, celebrada na cidade austríaca de Graz, na Áustria.

CB/OC

Partilhar:
Share