Funchal, Madeira, 25 nov 2022 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa realiza o seu Conselho Geral, entre hoje e domingo, 27 de novembro, na Diocese do Funchal.

A Cáritas Portuguesa convidou os órgãos de comunicação social para um encontro, esta sexta-feira, às 15h30, no Hospício da Princesa D. Amélia (Funchal), no dia 25 de novembro, às 15h30, onde vão estar presentes D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e o presidente da Cáritas do Funchal, Duarte Pacheco.

Este é um “encontro estatutário”, no qual estão presentes os responsáveis das Cáritas Diocesanas de todo o país e que tem como “principal foco a análise e planeamento da ação da Cáritas em Portugal”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Da agenda de trabalhos fazem parte temas relacionados com “as responsabilidades estatutárias”, como a apresentação e aprovação do plano de atividades e orçamento para o ano de 2023, mas também temas “de análise social transversais a todas as realidades da rede Cáritas, como, por exemplo, o apoio a estrangeiros (migrantes e refugiados)”, lê-se na nota

A Cáritas em Portugal tem como missão o “Desenvolvimento Humano Integral e a defesa do Bem-Comum” intervindo em ordem à transformação da sociedade, através da animação da Pastoral Social, fomenta a partilha de bens e a assistência em situações de calamidade e emergência, e quer ser “testemunho da fraternidade da comunidade cristã para com os mais pobres” a partir da Ação Social da Igreja construtora de uma sociedade solidária e participativa.

LFS

 

Partilhar:
Share