Rede nacional quer promover «oportunidades iguais» para todas as crianças até aos 6 anos

Lisboa, 17 mai 2021 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa integra a rede nacional criada para “defender e demonstrar” a importância dos primeiros anos no “desenvolvimento da pessoa ao longo da vida”, desenvolvendo a Campanha ‘Primeiros Anos a Nossa Prioridade’.

“Promover oportunidades iguais para todas as crianças dos 0 aos 6 anos, em particular nos primeiros 1000 dias de vida, e que as suas famílias tenham condições de lhes proporcionar um vínculo seguro e um ambiente saudável, estimulante e protetor”, é o objetivo dos parceiros envolvidos na iniciativa.

A Cáritas Portuguesa realça que a campanha pretende “despertar e reforçar” a consciência da sociedade em geral e “influenciar políticas e investimentos”, para reconhecer e valorizar a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos e dos “direitos da criança no processo de desenvolvimento” como dimensão fulcral na “construção de uma sociedade mais saudável e sustentável”.

Segundo a organização católica, a rede nacional vai usar estudos e práticas para “defender e demonstrar” a importância dos primeiros anos no desenvolvimento da pessoa ao longo da vida.

A campanha nacional ‘Primeiros Anos a Nossa Prioridade’ realiza-se no âmbito da campanha europeia ‘First Years First Priority’.

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) são alguns dos parceiros nacionais da campanha que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

CB/OC

Partilhar:
Share