Portugal agradece ao Papa canonização do Santo Condestável

Obra plástica de Maria Sobral Mendonça será entregue a Bento XVI

Um fundo azul, representando o firmamento, envolve as figuras de Bento XVI e de D. Nuno Álvares Pereira, no quadro da artista plástica Maria Sobral Mendonça que vai ser oferecido ao Papa antes do início da missa no Terreiro do Paço, Lisboa, às 18h15 do dia 11 de Maio.

O quadro, bem como um pendão, vão ser oferecidos a Bento XVI em agradecimento pela canonização do Beato Nuno de Santa Maria, ocorrida a 26 de Abril de 2009, na Praça de São Pedro, em Roma.

De acordo com informação da página oficial da visita do Papa a Portugal, a entrega é feita por elementos da Comissão São Nuno de Santa Maria, que desenvolveu esforços ao longo de vários anos para obter a canonização do que é conhecido pelos portugueses como o Santo Condestável.

O quadro apresenta o Papa à esquerda, com um manto carmim, “que simboliza o fogo da caridade inflamada no coração do soberano Pontífice”, com a cruz ao peito e junto aos pés a Bíblia, sobre a qual surgem as armas de D. Nuno Álvares Pereira.

A espada do Condestável divide a meio o quadro: D. Nuno Álvares Pereira é apresentado à direita, de joelhos, com as mãos, entrelaçadas por um terço, sobre o punho da espada.

No manto carmim do Papa e nas vestes azuis e prata de São Nuno de Santa Maria surgem representados outros personagens que simbolizam as suas memórias enquanto defensor das causas nobres, da Justiça e da Paz.

Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de Maio, com passagem por Lisboa, Fátima e Porto.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR