Celebração deixou mensagem de esperança para o futuro

Lisboa, 18 mai 2020 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) realizou este domingo o seu Encontro Nacional 2020 com uma Eucaristia na igreja Paroquial de S. Tiago de Castelo do Neiva, Diocese de Viana do Castelo, transmitida online e várias publicações e desafios nas redes sociais.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a equipa nacional da ACR assinala que “foi um Encontro diferente, mas em que cada um se fez presente”.

Os militantes da Ação Católica Rural “juntaram-se online a partir de vários pontos do país” e no momento de ação de graças da Missa foram lidas “orações enviadas pelas equipas diocesanas”.

A Eucaristia foi presidida pelo padre Xavier Moreira, assistente nacional do movimento, e concelebrada pelo monsenhor José Caldas e pelo padre Domingos Meira, na igreja Paroquial de S. Tiago de Castelo do Neiva, na Diocese de Viana do Castelo.

A celebração contou com a participação de alguns elementos da equipa diocesana da ACR da diocese do Alto Minho e da presidente nacional, Ana Noro.

“Haja alegria e esperança: esta crise deixa-nos um lastro de miséria, preocupação, fase à qual os cristãos não devem tornar-se indiferentes mas devem tornar-se semeadores de esperança, não com teorias ou fazendo previsões de futuro mas fazendo-se missionários da caridade concreta, próxima e vizinha”, disse o padre Xavier Moreira, na homilia.

Publicado por Acção Católica Rural – ACR – Mundo Rural em Domingo, 17 de maio de 2020

‘Jovem, Eu te digo, levanta-te! (cf. Lc 7, 14)’, da mensagem do Papa Francisco para a Jornada da Juventude 2020, este ano vivida nas dioceses, foi o tema mobilizador do Encontro Nacional da ACR Portugal.

Segundo o comunicado, o domingo de celebração foi também marcado pela partilha de diversos momentos de “todos os encontros nacionais realizados”, desde o ano 2000, e desafios nas redes sociais da Ação Católica Rural.

Ação Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933; É um Movimento “formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua ação adolescentes e crianças” e “obedece às características gerais” da Ação Católica dedicando-se de forma organizada à “evangelização e promoção do meio rural” com um método de Revisão de Vida – ver, julgar, agir.

CB/OC

Duas Décadas da Família ACR

Foi em 2000 o primeiro encontro nacional da ACR. Ao longo destes 20 anos fomos a várias dioceses, abordámos diferentes temas, partilhámos momentos juntos, muitos abraços e sorrisos. Hoje foi diferente mas especial. #rezamosjuntos#caminhamosjuntos

Publicado por Acção Católica Rural – ACR – Mundo Rural em Domingo, 17 de maio de 2020

 

Partilhar:
Share