Porto, 08 nov 2019 (Ecclesia) – O núcleo do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP) acolheu entre terça e quarta-feira um simpósio da Faculdade de Teologia sobre o tema ‘Teologia e Espaço Público’, no âmbito dos 50 anos da instituição.

A conferência de abertura foi apresentada por Júlio Luís Martinez Martinez, Reitor da Universidade Pontifícia de Comillas (Espanha) sobre “A pertinência pública do discurso teológico hoje”.

O teólogo espanhol apontou a necessidade da procura de uma “teologia pública que parta do valor do diálogo”, indica hoje o jornal ‘Voz Portucalense”, da Diocese do Porto.

Combinando os métodos do painel e da conferência, o apresentou um olhar sobre temas como a pluralidade das teologias com comunicações de Adelno Ascenso, José Nunes e Alexandre Palma; a teologia no mundo universitário com Lieven Boeve; os caminhos da interdisciplinaridade com as comunicações de Teresa Bartolomei, Álvaro Balsas e Borges de Pinho e o impacto da cultura (pós) secular na transformação do discurso teológico com uma conferência de Pierangelo Sequeri.

Durante o Simpósio foi apresentado um Álbum Evocativo dos 50 anos da Faculdade de Teologia com fotografia de António Pedro Ferreira e texto do jornalista António Marujo.

OC

Partilhar:
Share