Centro de Espiritualidade reflete sobre “as sete primeiras palavras” de Cristo

Porto, 19 mai 2022 (Ecclesia) – Margarida Ferreira, leiga missionária redentorista e membro do Centro de Espiritualidade Redentorista (CER), na diocese do Porto, disse à Agência ECCLESIA que a iniciativa online “7 às 7” é uma reflexão que quer “chegar a pessoas de todos os âmbitos”.

“Nos domingos de Páscoa a iniciativa “7 às 7” surgiu para dar destaque à caminhada pascal, ao contrário do que é comum na tradição no tempo quaresmal, mas nós, intencionalmente, damos importância ao tempo pascal, com vários temas, para chegar a pessoas de todos os âmbitos”, explicou a responsável à Agência ECCLESIA.

“Numa linguagem simples e acessível”, característica dos Redentoristas, a iniciativa online pretende ser um espaço de reflexão, que surgiu da “renovação em tempo de pandemia”,  através de “uma conversa com vários temas”.

“Sempre fizemos presencialmente. O CER tentou renovar-se e adaptar-se coincidindo com a pandemia e criámos o novo CER que vai dando estas propostas online, para nós a pregação faz sentido mas agora mais em jeito de diálogo, as conversas são o púlpito onde queremos estar”, indica.

Margarida Ferreira contou que, neste ano na segunda edição, quiseram “brincar” com as últimas sete palavras de Cristo e “ir à procura das primeiras sete palavras do ressuscitado” numa descoberta pelos evangelhos.

“Em cada domingo deste tempo pascal, temos uma pessoa diferente para fazer reflexão sobre uma dessas palavras/expressões do ressuscitado, por exemplo este domingo, dia 22 de maio, a expressão “a paz esteja convosco”, traz-nos a irmã Maria Luisa, Oblata do Santíssimo Redentor, que tem a missão de serviço e acompanhamento de pessoas em processo de prostituição e na rua”, conta.

O Centro de Espiritualidade Redentorista, na diocese do Porto, apresenta-se como um meio de evangelização para o aprofundamento da fé, para a iniciação à vida espiritual e para a reflexão teológica.

Para acompanhar estas conversas online, a cada domingo do tempo pascal, pelas 19h00, o CER divulga o link nas suas redes sociais.

A entrevista integra o programa de rádio ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, este sábado, pelas 06h00, que tem como mote a “palavra” e ficará depois disponível online.

SN

Partilhar:
Share