Bispo divulga mensagem para assinalar início do outubro missionário
Porto, 01 out 2020 (Ecclesia) – O bispo do Porto divulgou hoje uma mensagem em vídeo para assinalar o início do outubro missionário, referindo às comunidades católicos que o ofertório anual para as Missões deve “ser levado muito a sério”.
D. Manuel Linda realça que a ação missionária dos cristãos assume a “responsabilidade na promoção dos mais frágeis” e pode ser feita de duas formas: “Ajudar o seu desenvolvimento integral, e isso supõe o contributo económico”, e o “anúncio de Jesus Cristo”.
A celebração do Dia Mundial das Missões acontece anualmente no terceiro domingo de outubro (18 de outubro, em 2020); os donativos recolhidos nas Missas destinam-se a apoiar o trabalho das Obras Missionárias Pontifícias.
Hoje, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira universal das Missões, começa o mês missionário. Lembra-nos que a ordem de ir "por todo o mundo e pregar o Evangelho a todas as criaturas" continua atual. Os meus parabéns aos missionários! https://t.co/nw5y8TGQfV pic.twitter.com/NUcyaucXbn
— Manuel Linda (@BispodoPorto) October 1, 2020
D. Manuel Linda observa que, neste tempo de pandemia e “não obstante as desigualdades entre países e pessoas”, as pessoas são “frágeis quando a desgraça bate à porta”.
Como somos “irmanados da mesma natureza”, esta pertença à casa comum devia “levar-nos a sermos mais solícitos por aqueles que são frágeis”, indica o responsável católico.
O bispo do Porto refere, na sua mensagem, que Portugal é um país “eminentemente missionário”, particularmente a partir dos descobrimentos, e fez da missionação “uma componente da sua forma de estar no mundo”.
“A necessidade de ir não é apenas dirigida a um jovem, mas uma responsabilidade de todos”, mesmo aqueles que têm família constituída, acrescenta.
“Que este outubro seja de empenho para todos nós mediante a oração e preocupação com os mais frágeis”, conclui D. Manuel Linda.
LFS/OC
Covid-19: Igreja assume desafios da pandemia na celebração do outubro missionário