Porto: Mosteiro da Serra do Pilar alvo de obras de conservação e restauro

Porto, 19 jan 2012 (Ecclesia) – O Mosteiro da Serra do Pilar, monumento da diocese do Porto, inserido na zona classificada como Património da Humanidade, beneficiou de obras de restauro no valor de 32 mil euros, avança hoje a Direção Regional de Cultura do Norte.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo estatal explica que a construção, datada do século XVI, foi alvo de uma intervenção ao nível “das fachadas da Igreja”, que necessitavam de uma “revisão geral”, sobretudo ao nível do tratamento e pintura das superfícies.

Trata-se de um investimento inserido no projeto “Património Religioso de Entre o Douro e Minho”, que conta com o apoio financeiro do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

O Mosteiro da Serra do Pilar, situado em Vila Nova de Gaia, começou a ser construído em 1538 para acolher uma comunidade da Ordem de Santo Agostinho mas as obras só ficaram concluídas em 1670, com a edificação da Igreja de Nossa Senhora do Pilar.

Depois de ter sido deixada praticamente em ruínas, durante o período da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), a estrutura foi gradualmente recuperada e requalificada como espaço museológico.

JCP 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top