Porto: Jornadas pastorais da família apontaram para novas formas de «viver e apresentar o amor cristão»

Porto, 06 fev 2017 (Ecclesia) – D. António Augusto, bispo auxiliar do Porto, defendeu que a exortação apostólica do Papa Francisco ‘A alegria do Amor’, dedicada às famílias, deve ajudar a Igreja Católica a promover “mudanças pastorais que sejam realistas e prudentes“.

Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o prelado foi um dos oradores presentes na 27.ª jornada de Pastoral Familiar da Diocese do Porto, que teve como tema 'Tornar familiar toda a pastoral'.

O responsável católico apelou a "uma conversão dos corações, que traga consequências pastorais na forma de viver e apresentar o amor cristão”.

Para D. António Augusto, a exortação do Papa Francisco "não pretende endoutrinar" mas sim favorecer a aproximação da Igreja Católica à "vida das pessoas".

Uma ideia que foi partilhada ao longo do evento pelo teólogo José Eduardo Borges de Pinho, que referiu  que a exortação 'Amoris Laetitia “não propõe normativas mas valores” e um “olhar positivo sobre o matrimónio”.

O docente da Universidade Católica Portuguesa sustentou ainda que se trata de um documento que realça “o amor matrimonial como um dom e uma tarefa quotidiana”, com base em diversos princípios.

Como a noção de um “caminho para toda a vida”, que tem de ser “vivido em modo dinâmico tal como é a história e a vivência cristã”.

Como um percurso em que o “amor conjugal é amizade maior” e a “sexualidade e o erotismo são valores positivos que devem ser vividos em contraposição ao egocentrismo”.

José Eduardo Borges de Pinho terminou a sua reflexão apontando que o sucesso da vida familiar é conquistado “nas pequenas grandes coisas de cada dia: paciência, delicadeza, amabilidade, palavras de incentivo, aceitar a diferença, dar valor à outra pessoa, a linguagem, unidade na diversidade”.

A 27.ª jornada de Pastoral Familiar da Diocese do Porto teve lugar no sábado (dia 4 de fevereiro) na Casa de Vilar, com a participação de cerca de 180 representantes de equipas e movimentos católicos empenhados neste setor.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top