Porto, 25 jan 2019 (Ecclesia) – A Igreja Ortodoxa Russa no Porto recebe hoje a celebração ecuménica diocesana e nacional, onde vão estar os hierarcas das diversas confissões religiosas, às 21h30, inserida na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA assinala que o movimento ecuménico, “suscitado pelo Espírito Santo”, tem diversas expressões na cidade do Porto, dinamizadas pela Comissão Ecuménica do Porto.

“Ano no após ano, se renovam, com o propósito de chegar e envolver mais pessoas na busca da unidade entre os cristãos para que mais possam crer e viver animados pela alegria do Evangelho”, acrescenta.

Na celebração desta noite vai ser lançado o Roteiro Ecuménico 2019, com propostas mensais dinamizadas pelas Igrejas Cristãs que permite a quem “desejar, vivenciar e conhecer a riqueza da diversidade que subsiste na Igreja de Cristo”.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019 termina hoje e, desde o dia 18, realizam-se várias celebrações em igrejas católicas como de outras confissões religiosas.

Com o tema central «Procuraras a Justiça e nada mais do que a justiça» (Deuteronómio 16, 18-20) o Oitavário de Oração realiza-se todos os anos entre os dias 18 e 25 de janeiro, no hemisfério norte, há mais de 100 anos.

Os subsídios de oração foram preparados pelos cristãos da Indonésia, país asiático de maioria muçulmana e publicados pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.

Portugal também já preparou o material para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que foi vivida com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22), em 1996, e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.

LFS

Partilhar:
Share