Ciclo começa com o antigo presidente da Comissão Europeia, o português Durão Barroso

Edifício Paraíso

Porto, 22 mai 2020 (Ecclesia) – O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto e a Escola do Porto da Faculdade de Direito vão promover três conferências online sobre o impacto da pandemia na Europa, Estados Unidos da América e Brasil.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a UCP informa que a primeira conferência do ciclo, às 18h30 do dia 28 de maio – com o tema ‘A União Europeia face aos desafios da Covid-19’ – vai ter como orador o ex-presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso, que é diretor do Centro de Estudos Europeus da UCP.

O antigo primeiro-ministro português assumiu a presidência da Comissão Europeia em 2004 e desempenhou o cargo durante 2 mandatos, até 2014.

Com esta iniciativa, a UCP e a Escola do Porto da Faculdade de Direito, pretendem analisar o “alcance do impacto político e económico da pandemia” e propõe-se debater um modelo de “saída da crise capaz de dar resposta às consequências sociais por ela impostas, reforçando a cooperação internacional”.

A presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Braga da Cruz, vai abrir o ciclo de conferências que possibilita aos participantes fazer perguntas por chat, que o orador responde no final.

‘O Brasil: da crise da pandemia’ é o tema da segunda sessão que tem como orador Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, professor de Direito Internacional, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, onde coordena o Centro Ibero-americano (CIBA) e a Cátedra José Bonifácio; a conferência no dia 23 de julho é moderada pelo fundador do fórum DEMOS, Álvaro Vasconcelos.

O ciclo de conferências encerra-se a 17 de setembro com a presença de Miguel Monjardino, investigador do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica e colunista do jornal ‘Expresso’, para analisar o impacto da pandemia Covid-19 “nas eleições norte-americanas”, marcadas para 3 de novembro.

CB/OC

Partilhar:
Share