Porto, 07 fev 2019 (Ecclesia) – A Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU), dos Jesuítas, e o «Grupo ao 3º Dia» promovem hoje a conferência «A vida, na saúde e na doença. Quem cuida, quem sofre, quem acompanha», às 18h45, no Porto.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a “breve” reflexão vai ser apresentada pelo padre José Eduardo, antes da Eucaristia, numa iniciativa realizada no âmbito da celebração do Dia Mundial do Doente 2019.

Já no próximo dia 11, o CREU e o «Grupo ao 3º Dia» anunciam uma Missa com administração do Sacramento da Unção dos doentes, às 19h15, na igreja Senhora de Fátima, também no Porto.

‘Recebestes de graça, dai de graça’, do Evangelho de São Mateus, é o tema da mensagem do Papa Francisco para o 27.º Dia Mundial do Doente; Este ano as celebrações solenes vão ter lugar em Calcutá, na Índia, onde Madre Teresa desenvolveu a sua ação.

O CREU – Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola – dos Jesuítas, na Diocese do Porto, apresenta-se como uma Escola de Fé para os universitários e o «Grupo ao 3º Dia» foi fundado por Mariana Abranches Pinto que durante a sua doença oncológica sempre sentiu necessidade de pertencer a um grupo e partilhar vivência e as interrogações sobre o sentido do sofrimento numa perspetiva cristã.

O primeiro encontro do «Grupo ao 3º dia» aconteceu a 9 de abril de 2013 no Porto e, neste momento, já existem núcleos em Lisboa desde 2017 e em Braga desde 2018.

Dia Mundial do Doente – Grupo Ao 3º Dia – Emissão 11-02-2018

O Dia Mundial do Doente foi instituído pelo Papa São João Paulo II a 11 de fevereiro de 1992, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes.

LFS/CB

Igreja/Saúde: Bispo de Viseu defende «cultura de gratuidade» opondo-se à «desumanização» e ao «descartável»

Igreja/Saúde: É necessário «salvaguardar mais o cuidado da pessoa que o lucro» – Papa Francisco

Partilhar:
Share