D. Manuel Linda entregou diplomas aos alunos finalistas de 2019/2020

Porto, 22 out 2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto desafiou o Centro de Cultura Católica (CCC) ao desenvolvimento de uma cultura de reflexão e de pensamento e à formação litúrgica, na sessão solene de abertura do novo ano letivo 2019/2020.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CCC informa que D. Manuel Linda desafiou ao desenvolvimento de uma cultura de reflexão e de pensamento em resposta a uma cultura de massas que privilegia a emotividade e o imediato em detrimento do aprofundamento das questões.

Neste contexto, o centro indica que um segundo desafio é a uma formação litúrgica que “concilie a qualidade das celebrações com a capacidade de a todos incluir”, para “responder ao abandono silencioso das assembleias orantes”.

D. Manuel Linda entregou diplomas a 15 alunos que terminaram os seus cursos em 2018/2019: seis alunos do Curso Básico de Teologia, quatro do Cursos de Acólitos, um do Curso de Leitores, um do Curso de Salmistas e três do Curso de Geral de Música Litúrgica.

‘Aprofundar a experiência fundante da fé’ é o lema do novo ano letivo, que o diretor do Centro de Cultura Católica explicou que foi inspirado na exortação pós-sinodal do Papa Francisco ‘Christus Vivit’ e em relação com o plano diocesano quanto à iniciação cristã.

O padre Adélio Abreu contabilizou que têm “cerca de 30 professores e 111 alunos”, nos diferentes cursos: básico de Teologia – 49 alunos; acólitos – 12; leitores – 9; música litúrgica (Preparatório, Geral e Salmistas) – 41, complementar de formação de catequistas; 26 alunos estão inscritos na formação em iconografia cristã e 18 ainda participam noutro curso.

O diretor do Serviço Diocesano de Música Litúrgica, professor Emanuel Pacheco, apresentou o tema ‘A música na liturgia’ e a partir da constatação de que todos os que celebram a fé convivem com a música na liturgia assinalou que esta “não é um adorno ou uma música que inebria ou entretém”, mas “parte integrante da própria liturgia”.

‘Veni Creator Spiritus’, ‘Jesu, Rex admirabilis ’, foram músicas interpretadas pelo coro dos alunos do Curso de Música Litúrgica do Centro de Cultura Católica da Diocese do Porto, na sessão que juntou professores e alunos, familiares, sacerdotes e amigos, no dia 19 de outubro.

CB

Partilhar:
Share