«Deixamos ao Seminário do Porto o fruto do nosso trabalho» – Monsenhor José Pereira Soares Jorge

Foto: Voz Portucalense

Porto, 16 jul 2021 (Ecclesia) – Monsenhor José Pereira Soares Jorge ofereceu a sua coleção completa da revista ‘Mensagem’, 14 volumes encadernados, à biblioteca do Seminário Maior do Porto, num ato simbólico com a presença do reitor, D. Vitorino Soares.

“É por graça de Deus e com muita emoção que estamos no Seminário do Porto, na sua biblioteca, para doar a edição encadernada de ‘A Mensagem’, que em 1956 viu a luz do dia, em publicação mensal, destinada a ser órgão impulsionador da Catequese”, disse o fundador da revista, antigo secretário Diocesano da Catequese.

O sacerdote recordou que a publicação ‘Mensagem’, posteriormente ‘A Mensagem’, nasceu do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, que D. António Ferreira Gomes, bispo do Porto, instituiu em 1955.

“Era a primeira vez que surgia na diocese tal serviço. Sentimos a necessidade de um órgão escrito que fosse ao encontro de todos os catequistas e respetivos párocos”, acrescentou.

“Deixamos ao Seminário do Porto o fruto do nosso trabalho”, concluiu o monsenhor José Pereira Soares Jorge.

Atualmente, a revista é publicada em formato digital e a diretora do Secretariado da Educação Cristã da Infância e Adolescência, Maria Isabel Oliveira, revelou que vai ser impressa para a continuidade da sua presença, em forma de volume encadernado.

Foto: Voz Portucalense

O ato simbólico de doação dos 14 volumes encadernados da revista, e outras obras, à biblioteca do Seminário Maior do Porto foi realizado esta quinta-feira com a presença do reitor, D. Vitorino Soares, o prefeito do seminário, padre Vasco Soeiro, de antigos diretores e colaboradores do secretariado diocesano, e Maria Isabel Oliveira, informa o jornal ‘’Voz Portucalense.

CB/OC

 

Partilhar:
Share