Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 09 out 2020 (Ecclesia) – A paróquia da matriz de Portimão, na Diocese do Algarve, vai restaurar os retábulos dos dois altares laterais da capela-mor da igreja do Colégio, entre outros, os frescos e a cruz alta, e os trabalhos começam este mês.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que os dois altares laterais da capela-mor da igreja do Colégio vão ser “totalmente desmontados e restaurados em oficina”, enquanto seis altares são intervencionados na própria igreja.

A paróquia da matriz de Portimão vai também restaurar os frescos dos tetos de todos os altares e a cruz alta, por cima da capela-mor e, por causa da intervenção, “muitas celebrações exequiais terão de ser realizadas na própria capela do velório”.

A paróquia algarvia explicou que o restauro foi um “compromisso assumido pela Câmara Municipal ainda antes da pandemia” e anunciou que a obra está “orçamentada em 79.600 euros”, um valor “integralmente assumido pelo município, como forma de preservar o património da cidade”.

No final de 2019, foram recuperados o retábulo – do Colégio da Companhia de Jesus que recebeu uma “intervenção profunda” pela primeira vez – e os frescos do altar-mor da igreja do Colégio.

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A paróquia da matriz de Portimão informou que as portas laterais da igreja matriz também vão ser substituídas por causa da “situação que obriga a uma intervenção imediata” – a madeira está deteriorada ao ponto de as portas apenas se manterem no lugar por estarem pregadas uma à outra -, “embora o momento não seja o mais propício”.

O jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, acrescenta que a comunidade paroquial informou que o Conselho Económico entregou “a empreitada da feitura de duas novas portas (sul e norte), no valor de 4.000 euros cada”.

CB

Partilhar:
Share