Paulistas: Missão no mundo atual exige «meios modernos»

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Roma, 28 nov 2014 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano encerrou esta quinta-feira as comemorações que assinalaram o centenário de fundação da Família Paulista, a nível mundial, com uma Missa na Basílica de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em Roma.

O cardeal Pietro Parolin recordou, na sua homilia, a intuição do fundador destes institutos, o italiano Tiago Alberione, sublinhando que “a missão no mundo moderno exige meios modernos”.

Com uma atenção particular aos meios de comunicação, os vários ramos da Família Paulista desenvolvem uma ação “válida” nos cinco continentes, ao longo de um século de vida, acrescentou o secretário de Estado do Vaticano.

O cardeal italiano elogiou o “ideal apostólico no campo da comunicação mediática”, numa atividade destinada a “fazer entrar o Evangelho em todo o pensamento e o saber humano”, nas “periferias geográficas e existenciais”.

A Pia Sociedade de São Paulo foi fundada pelo Beato Tiago Alberione em Alba, Itália, quando deu início, juntamente com alguns seminaristas, a uma tipografia, desenvolvendo o carisma da evangelização através da comunicação; o sacerdote italiano constituiu ainda congregações religiosas femininas, a que se juntam leigos e leigas consagradas, além de cooperadores e famílias ligadas a este carisma, num total de 10 institutos.

D. Pietro Parolin apelou a um “apostolado adequado às necessidades de tempo”, com capacidade de escuta e de comunicação da mensagem cristã, em particular “na era digital”.

Após a morte do seu superior geral, padre Silvio Sassi, em setembro deste ano, a Sociedade de São Paulo vai reunir-se em assembleia magna (capítulo) em janeiro de 2015.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top