Vaticano: Papa na Turquia com olhar sobre crise no Médio Oriente

Diálogo com Igreja Ortodoxa e pontes com o Islão entre as prioridades de Francisco

Cidade do Vaticano, 28 nov 2014 (Ecclesia) – Francisco iniciou hoje a sua sexta viagem internacional, a segunda em três dias, rumando à Turquia com preocupações relativas ao diálogo ecuménico, inter-religioso e aos conflitos no Médio Oriente.

O Papa chegou ao aerporto de Fiumicino pelas 08h55 de Roma (menos uma em Lisboa), com a sua habitual pasta preta, e cumprimentou as autoridades presentes no local.

Cumprindo a tradição, o pontífice argentino enviou telegramas aos presidentes da Itália e dos países que vai sobrevoar a caminho do seu destino, desta vez a Albânia e a Grécia.

Francisco refere ao chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, que esta viagem visa "favorecer o encontro e o diálogo entre culturas diferentes", "reforçar o caminho da unidade dos cristãos" e "partilhar momentos de oração com irmãos e irmãs na fé".

A agenda oficial prevê passagens pelo Museu de Santa Sofia, a Mesquita Azul e um encontro com o patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, à imagem do que fez o Papa emérito Bento XVI em novembro de 2006.

Após a chegada a Ancara (13h00, menos duas em Lisboa), Francisco começa a sua visita no Mausoléu de Atatürk, fundador da República da Turquia, seguindo-se a receção do presidente Erdogan e encontros institucionais com as autoridades do país.

Ainda hoje, o Papa vai falar com o primeiro-ministro turco e o presidente dos Assuntos Religiosos na sede desta instituição (Diyanet).

No sábado, Francisco deixa Ancara rumo a Istambul pelas 09h30 locais, num voo de uma hora, para visitar o Museu de Santa Sofia e a Mesquita Azul.

De tarde, o Papa vai presidir à Missa na Catedral do Espírito Santo, a única celebração com a comunidade católica local (16h00), durante a qual se vai rezar pelos refugiados que foram “obrigados a fugir de situações de grave perigo”.

O programa do segundo dia de viagem vai concluir-se com uma oração ecuménica na igreja patriarcal de São Jorge (18h15), do Patriarcado de Constantinopla (Igreja Ortodoxa) e um encontro privado com o seu líder, Bartolomeu I.

“Como sabeis, entre sexta-feira e domingo, vou deslocar-se à Turquia, em viagem apostólica. Convido todos a rezar para que esta visita de Pedro ao irmão André traga frutos de paz, diálogo sincero e concórdia na nação turca”, disse o Papa, na audiência pública da última quarta-feira, um dia depois de ter visitado as instituições europeias em Estrasburgo (França).

O domingo vai começar com uma Missa em privado, antes da celebração da Divina Liturgia na Igreja patriarcal de São Jorge (09h30), assinalando o dia de Santo André, patrono do patriarcado de Constantinopla, a atual Istambul.

Francisco e Bartolmeu vão dirigir-se aos participantes antes da assinatura de uma declaração comum.

Às 16h45 locais, o Papa vai despedir-se da Turquia no Aeroporto Atatürk de Istambul, estando a chegada ao Aeroporto de Roma-Ciampino prevista para as 18h40 italianas (menos uma em Lisboa).

OC

Notícia atualizada às 08h03

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top