Patriarca visitou Comunidade Vida e Paz

O Cardeal-Patriarca de Lisboa visitou este terça-feira a Quinta do Espírito Santo, da Comunidade Vida e Paz, em Sobral de Monte Agraço, nos arredores de Lisboa.

Uma deslocação em tempo de Natal para partilhar com as dezenas de sem-abrigo que ali procuram novos rumos para as suas vidas.

D. José Policarpo levou uma mensagem de esperança, palavras que João e José, dois residentes da Quinta do Espírito Santo, tomaram como uma lição de vida.

José trabalhou na Alfândega, foi segurança e depois perdeu o emprego. Partiu para Moçambique para tentar uma vida melhor, mas acabou por regressar e por ter de viver na rua até ser ajudado pela Comunidade Vida e Paz.

No caso de João, o álcool trocou-lhe as voltas à vida. Perdeu tudo e está pela segunda vez na Quinta do Espírito Santo. A um mês do fim da reabilitação, este motorista que trabalha no campo teme a hora da saída e uma possível recaída.

O Padre Carlos Azevedo, assistente espiritual da Comunidade, fala dos casos de sucesso e diz que, no último ano, saíram deste centro 30 pessoas devidamente reintegradas na sociedade.

A Comunidade Vida e Paz tem três centros de acolhimentos de sem-abrigo, em Sobral de Monte Agraço, Venda do Pinheiro e em Fátima. Acolhem entre 250 a 300 pessoas e a taxa de sucesso de recuperação e reinserção ronda os 72%.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top